PAULUS sugere títulos para celebrar a Solenidade de Cristo, Rei do Universo | Paulus Editora

Notícias

08/11/2021

PAULUS sugere títulos para celebrar a Solenidade de Cristo, Rei do Universo

Por Imprensa

Deus é rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor! Sl. 92(93)

No próximo dia 21 de novembro, a Igreja celebra a Festa de Jesus Cristo, Rei do universo. Esta celebração marca o fim do ano litúrgico (último Domingo do Tempo Comum do Ano B), e convida a comunidade cristã a proclamar a realeza do filho do Deus, o Alfa e o Ômega, o Rei de todo o universo. Além disso, a liturgia recorda a proposta do Reino de Deus proclamado por Jesus Cristo – um reino sem fim, uma proposta totalmente ligada ao amor, à verdade, à justiça e edificação do homem, um reino onde não há escravidão, opressão, exclusão e sofrimentos. Neste dia, os cristãos são convidados a recordar a majestade do filho de Deus e também são instigados a fazer parte desse reino de amor, justiça e paz.

A presente celebração foi instituída pelo Papa Pio XI no ano de 1925. A data que encerra o ano litúrgico também pode ser vista como uma retrospectiva dos ensinamentos do Evangelista Marcos, que apresenta Jesus Cristo como um exímio anunciador do Reino de Deus.

Para celebrar este dia, a PAULUS Editora sugere títulos com histórias inspiradoras de verdadeiros discípulos do Reino celeste. Entre as indicações, está a obra “Nunca foi tão fácil ganhar o céu – Biografia espiritual de São José Sánchez del Río”, de autoria do Pe. Ricardo Figueiredo. Nesta obra, o leitor conhecerá a história de um jovem mártir mexicano de apenas 14 anos de idade, assassinado pelo governo anticatólico de sua época, durante a Guerra Cristera em 1928.

O martírio do jovem cristão que ansiava pelo céu ocorreu devido à sua fidelidade a Deus, ao amor por Jesus Cristo na Eucaristia, por sua fé na Virgem de Guadalupe e pelo firme propósito de defender a fé cristã diante de seus algozes. São José Sánchez del Río teve a chance de negar o Cristo Rei, entretanto, suas últimas palavras foram: “Nos vemos no céu. Viva o Cristo Rei! Viva sua Mãe, a Virgem de Guadalupe!”.

Outra indicação para compreender a importância das celebrações e solenidades, além da estrutura e compreensões do ano litúrgico da Igreja, encontra-se na obra “O Ano Litúrgico e as suas principais celebrações”, escrita por Edson Adolfo Deretti.  Este subsídio oferece aos leitores, entre coroinhas, acólitos, cerimoniários e todos os fiéis celebrantes, uma síntese fundamentada sobre os assuntos essenciais para, enquanto leigos e leigas, celebrarem os santos mistérios, ao longo de todo o ano litúrgico.

Nunca foi tão fácil ganhar o céu – Biografia espiritual de São José Sánchez del Río

 

O livro pretende traçar o perfil espiritual de São José Sanchez del Rio, jovem mártir mexicano, assassinado durante a perseguição anticatólica por parte do governo mexicano de então, a qual desencadeou a Guerra Cristera. Nascido em 12 de março de 1913 e martirizado em 10 de fevereiro de 1928, com apenas catorze anos de idade, São José Sanchez del Rio é um modelo de santidade para a juventude de nosso tempo. Foi beatificado em 20 de novembro de 2005, em Guadalajara, e canonizado pelo Papa Francisco, em Roma, em 16 de outubro de 2016. Seu amor pela Eucaristia, seu zelo pela casa do Senhor e seu firme propósito de abraçar o martírio, se preciso fosse, para defender a fé cristã são alguns dos aspectos principais a serem considerados e evidenciados em sua biografia. Saiba mais!

 

O Ano Litúrgico e as suas principais celebrações

 

 

Esta obra explica passo a passo todas as celebrações que acontecem no ano litúrgico, facilitando a preparação das celebrações por parte dos coroinhas e acólitos e dos demais membros de equipes de liturgia. O presente subsídio pretende oferecer aos seus leitores e a todos os fiéis celebrantes, uma síntese bem fundamentada daquilo que lhes é essencial para, enquanto leigos e leigas, bem celebrarem os santos mistérios, ao longo de todo o ano litúrgico.  Saiba mais!