Levar as crianças a um encontro pessoal com Jesus Cristo é a grande finalidade da catequese, que para isso, tem como fundamento central a Palavra de Deus.
Cabe, neste sentido, pensarmos sobre a mensagem que desejamos transmitir: se anunciamos um Pai misericordioso e um Filho que venceu a morte, devemos fazer desses encontros um espaço propício de acolhida e alegria que se oriunda da ressurreição.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (426-429): “A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão”.
Logo, se unirmos as orientações da Igreja Católica com uma metodologia que dialogue com a realidade dos catequizandos, alcançaremos certamente o principal objetivo da missão catequética.
Para isso, não se pode ter medo de olhar para a pessoa de Jesus como alguém que ousava em criar parábolas para ensinar o seu projeto de vida aqueles que ainda não o conheciam e nos inspirarmos Nele para transmitir a fé.
Utilizar atividades artísticas, música, teatro e tantas outras possibilidades, alinhados aos documentos e orientações da Igreja, aumentam a relação afetiva dos catequizandos com o próprio Cristo e com a comunidade paroquial que estão inseridos.
Durante o encontro “Catequeses e Catequistas para a Nova Evangelização”, realizado na Europa em 2021, o Papa Francisco manifestou seu desejo de que a Palavra de Deus seja anunciada de forma viva e criativa:
“A catequese é tradição, mas tradição viva, de coração a coração, de mente a mente, de vida a vida. Portanto: apaixonados e criativos, com o impulso do Espírito Santo (…) Ou o catequista é livre ou não é catequista. O catequista se deixa atingir pela realidade que encontra e transmite o Evangelho com uma grande criatividade, ou não é catequista. Pensem bem nisto”, exortou o Santo Padre.
A PAULUS Editora possui a coleção “Catequese e Criatividade” e, recentemente, a obra “Papel, tesoura e Jesus no coração” passou a ser contemplada em seu catálogo. Organizada pelo padre italiano Dino Mazzoli, o título apresenta uma série de atividades artísticas e artesanais relacionadas às histórias bíblicas e tradições da doutrina católica.
Com as atividades propostas, as passagens bíblicas e momentos do calendário litúrgico tomam forma e são eternizados em materiais confeccionados pelas próprias crianças a partir da sua criatividade, uma ótima opção para evangelizar e colecionar memórias afetivas do ambiente catequético.
Portanto, não tenha medo de se aprofundar na história de cada catequizando e em metodologias que dialoguem com essa realidade para que a criança faça a experiência de amizade com Jesus e do amor do Pai com o seu povo.