Obras da PAULUS convidam a meditar a liturgia da Exaltação da Santa Cruz | Paulus Editora

Notícias

13/09/2023

Obras da PAULUS convidam a meditar a liturgia da Exaltação da Santa Cruz

Por Imprensa

“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos. Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.” 

Em 14 de setembro, a Igreja Católica celebra na liturgia a “Festa da Exaltação da Santa Cruz”, uma data que convida os cristãos a meditarem sobre o mistério de amor de um Deus que se fez homem e, se compadecendo pelo sofrimento da humanidade, propôs a salvação eterna através da cruz de seu Filho unigênito, Jesus Cristo.

Neste dia, a Igreja exalta a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado, uma vitória repleta de simbolismos e aprendizados. Para os cristãos, a cruz não é somente um símbolo de sofrimento, pelo contrário, por meio dela, Jesus revela um novo caminho a seguir e um recomeço para todas as situações e adversidades. 

Este dia também nos recorda das cruzes diárias e do exemplo do Cristo que foi elevado numa cruz e, mesmo em meio ao sofrimento, cumpriu a vontade de Deus. Ainda, segundo a reflexão da “Liturgia Diária”, esta festa também relaciona-se à dedicação de duas importantes basílicas do século 4º: uma no Gólgota e outra sobre o santo sepulcro. Segundo os liturgistas, pelo mistério da cruz, Deus, na Pessoa de seu Filho, estabelece uma relação de amor com cada um de nós: “Ele carregou os nossos pecados em seu corpo, no madeiro, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça”. (1 Pd 2,24). 

Para celebrar em comunhão com toda a Igreja esta data litúrgica e tão significativa, a PAULUS Editora indica abaixo alguns títulos que convidam leitores de todas as idades ao diálogo sobre o sentido e significado da cruz de Cristo em todos os tempos. Confira!

A cruz: a imagem do ser humano redimido

 

 

 

Na obra “A cruz: a imagem do ser humano redimido”, de Anselm Grün, os leitores são convidado a uma nova reflexão teológica e espiritual sobre o significado e sentido da cruz, de modo especial, explanando sua simbologia e conduzindo de forma consciente, com as muitas cruzes presentes no cotidiano. Saiba mais.

 

 

 

Jovens com Cristo no caminho da cruz

 

 

O livro “Jovens com Cristo no caminho da cruz”, de Frei Darlei Zanon, ssp, convida a juventude a refletir as 15 estações do caminho doloroso de Jesus Cristo rumo ao calvário, partindo desde a sua condenação à morte de cruz até a sua ressurreição gloriosa. A obra oferece aos leitores uma meditação da Via-Crucis e da Via-Lucis. Em cada estação, o autor propõe uma pequena reflexão introspectiva, intitulada “Escutar o coração”. Saiba mais.

 

 

 

Deus, eternamente jovem e surpreendente: Textos escolhidos sobre trindade e cristologia

 

 

Esta obra traz uma série de artigos do autor suíço Hans Urs von Balthasar, publicados nas revistas Concilium e Communio, que marcaram o período pós-Concílio Vaticano II. São treze textos trinitários e cristológicos, centrados em questões fundamentais do cristianismo, como: quem é Deus? Quem é Jesus? Como encontrá-lo(s) em nosso mundo? O que é o seu Reino? Entre outros questionamentos que auxiliam na compreensão e reflexão da existência humana e a vivência no mundo contemporâneo. Saiba mais.

 

 

Nas trilhas do coração: Via-sacra dos pequeninos

 

A obra catequética e infantil “Nas trilhas do coração – Via-sacra dos pequeninos”, escrita por Rogério Bellini e ilustrada por Fabi Rios, é um roteiro de atividade de reflexão e aprendizado, voltado para crianças, que percorre e ensina toda a via-sacra, concentrando-se em quinze momentos importantes da vida de Jesus. Em cada uma das estações, o catequista conduz a leitura de uma passagem bíblica, um canto e uma oração, relembrando a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Este livro também pode ser lido em família. Saiba mais.