A EXPERIÊNCIA DA TRANSFIGURAÇÃO
O Evangelho deste domingo (Lc 9,28b-36) apresenta-nos o episódio da transfiguração de Jesus. Lucas concentra-se em Jesus rezando. À medida que reza, muda de aparência e suas vestes tornam-se brilhantes. Juntam-se à cena Moisés e Elias, que falam com Jesus sobre o novo êxodo (Páscoa) a aguardá-lo em Jerusalém.
Pedro, Tiago e João – que acompanhavam Jesus –, ao invés de estarem atentos e em oração vigilante, deixaram-se vencer pelo sono e, “ao despertarem, viram a glória de Jesus” (v. 32). A sonolência que recai sobre eles assemelha-se àquela que esses mesmos três discípulos tiveram no Getsêmani. É surpreendente que, nas etapas decisivas da vida de Jesus, os apóstolos adormeçam!
Ao acordarem, tomam consciência do ocorrido. A alegria é tamanha, que Pedro propõe construir três tendas: “uma para ti (Jesus), outra para Moisés e outra para Elias” (v. 33). Pedro e os demais, todavia, permanecem presos ao passado. De fato, ele propõe que a tenda central seja a de Moisés, representante da Lei. Lucas é implacável: “Pedro não sabia o que estava dizendo” (v. 34).
E nós, estamos sempre despertos e atentos ao que é fundamental na vida? O tempo da Quaresma é propício para nos acordar da sonolência que tantas vezes nos atinge. A oração vigilante é excelente expediente para nos mantermos em sintonia com o Espírito de Deus. Aconselha-nos o papa Francisco: “Demos ao Senhor uma oportunidade de nos surpreender e despertar o coração”.
Quaresma é tempo especialmente favorável para subir ao monte com Jesus por meio da oração. Fixando nosso olhar no Crucificado, vislumbraremos a luz que nos iluminará os caminhos, tantas vezes percorridos sob cruzes pesadas. Nesse sentido, o papa também lembra: “Jesus assegura-nos que a cruz, as provações e as dificuldades com as quais nos debatemos têm a sua solução na Páscoa”.
Que o percurso quaresmal, em clima de Ano Jubilar, nos ajude a bem vivenciar nossa vocação cristã. Façamos, também nós, a experiência da transfiguração, que nos proporcionará a vigilância necessária para dar continuidade à missão de Jesus!
Pe. Darci Luiz Marin, ssp
É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.
Assinar