14 de maio: 5º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo
14 de maio: 5º Domingo da Páscoa

JESUS: CAMINHO PARA O PAI

O evangelho deste quinto domingo da Páscoa faz parte do grande discurso de despedida de Jesus. Os discípulos se sentem perturbados e desanimados, revelando a situação da comunidade no tempo em que o Evangelho de João foi escrito. A fé em Jesus e em Deus é capaz de sustentar seus seguidores também diante das dificuldades.

Ao se despedir, Jesus promete que vai preparar um lugar para os seus e os convida a segui-lo pelo caminho que é ele mesmo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Essa bela autodefinição é o centro desse evangelho. Jesus não apenas aponta o caminho, mas ele é o caminho; não apenas revela a verdade, mas ele é a verdade; não apenas defende a vida, mas ele é a vida plena.

Jesus é o caminho da vida e por ele o Pai vem a nós, estabelecendo morada na comunidade. Para os judeus, a lei (Pentateuco) era o caminho de acesso a Deus e a verdade a ser acatada. Já Jesus propõe a si próprio como o caminho que revela o rosto do Pai, o caminho por meio do qual podemos entrar nos mistérios de Deus Pai.

Jesus é a verdade, que, em sentido bíblico, significa fidelidade plena ao Pai e à missão. Como verdade, ele é a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível do amor do Pai. Jesus verdade é a sintonia profunda com os anseios divinos.

Jesus é a vida, pois a proporciona em plenitude. Ele sempre esteve ao lado da vida mais ameaçada. Ao longo de toda a sua missão, doou a própria vida para a defesa da dos outros. É ele que nos comunica a vida plena, pela qual tanto anseia o coração humano.

Fazer a experiência de Jesus, caminho, verdade e vida, é experimentar e ver o próprio Deus: Quem me vê, vê o Pai. A vida de Jesus, seu jeito de agir, sua liberdade para fazer o bem, seu amor pelos mais pobres, tudo isso torna visível o rosto amoroso do Pai. Sempre que agimos à maneira de Jesus, estamos colaborando para tornar Deus presente entre nós.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar