O Domingo – Palavra
PAI, EXPRESSÃO DO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS

Indicar a um amigo:





Neste segundo domingo de agosto, mês vocacional, a Igreja nos convida a rezar pelas famílias, com atenção especial aos pais. Trata-se de ocasião muito particular para confirmar nosso carinho, respeito, amor, cuidado e dedicação aos nossos pais. Quem eles são? Como defini-los? Podemos dizer que são aqueles que deixaram profundas marcas de amor e carinho na família, nos filhos, nos netos, bisnetos etc.

Ser pai é educar por amor, por isso o verdadeiro pai educa sem imposição. Por meio de sua pedagogia, permeada de amor, carinho e cuidado, ele influencia diretamente os filhos, de modo que seus ensinamentos, orientações, gestos jamais sejam esquecidos. Pai é aquele que dá a vida: deu-a no passado, gerando fisicamente, e continua a dá-la no presente, educando, auxiliando, amando e servindo a família, os filhos. É por isso que os pais serão lembrados sempre.

Assim, os presentes mais importantes que lhes podemos oferecer, hoje, não são os que estão nas lojas dos shoppings, não são as viagens que poderíamos lhes pagar, mas sim aqueles gestos simples que comovem o coração: respeito, gratidão, carinho, cuidado, diálogo, atenção. O sonho de qualquer pai é ver a família unida. Por isso, este é um dia importante para valorizar a missão que cada pai realiza na família e, ao mesmo tempo, valorizar a própria família, a célula mais importante da sociedade.

Neste dia em que comemoramos os pais, faz-se necessário que os filhos tomem consciência da importância de acompanhá-los em todos os momentos da vida, principalmente na doença e na velhice. É nessa fase que os pais esperam que os filhos demonstrem, com maior força, a gratidão, o carinho, o respeito por tudo o que fizeram. A velhice confirma a certeza de longa caminhada de doação e de muitas realizações, mas também traz consigo a perda das forças físicas. É, pois, um tempo em que os filhos são especialmente chamados a compreender seus pais e se mostrarem agradecidos a eles.

Que Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, abençoe a vocação e a belíssima missão que os pais exercem na família. Que Nossa Senhora Aparecida, nossa querida Mãe, faça crescer e prosperar no coração dos jovens o respeito, o carinho, o cuidado e a gratidão pelos pais. Feliz dia a todos os pais!

Pe. Roni Hernandes, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar