O ESPÍRITO DE PAZ E UNIDADE | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
O ESPÍRITO DE PAZ E UNIDADE

O primeiro dom que o Ressuscitado oferece à comunidade reunida, no primeiro dia da semana, com as portas trancadas por medo, é a paz: “A paz esteja com vocês”. Ela é plenitude de vida e possibilidade de devolver aos medrosos a coragem para proclamá-la à humanidade, tão carente de paz. Talvez a paz esteja cada vez mais longe porque continuamos acuados e não somos corajosos o suficiente para levar adiante o projeto de Jesus.

Para não ser confundido com um fantasma, Jesus mostra as mãos e o lado, sinais da sua entrega por amor. Não é uma miragem, mas pessoa concreta, que deseja conviver com os seres humanos. Os discípulos se alegram por verem o Senhor. A seguir, ele os envia em missão, a mesma que realizou.

Para animar a comunidade a viver reconciliada, Jesus envia-lhe o dom do Espírito Santo, força que cria e renova o íntimo das pessoas. Trata-se do mesmo Espírito que sustentou sua missão de realizar o projeto de Deus. A paz, a harmonia, a alegria e a reconciliação fazem parte da comunidade cristã, que é convidada a levar esses valores para o meio da sociedade, muitas vezes movida pela intolerância, pelo preconceito e pela violência.

Em contraste com a “torre de Babel”, onde imperaram a divisão e o caos, a solenidade de Pentecostes propõe unidade e harmonia entre os seguidores de Jesus. O Espírito derramado sobre os apóstolos tem como objetivo construir unidade não somente entre os cristãos, mas na humanidade toda. Constroem-se unidade e fraternidade onde se vive a paz e a reconciliação e se supera o medo mútuo.

Pentecostes é como que o nascimento da Igreja, fecundada pelo Espírito de Deus. As primeiras comunidades cristãs reconheceram que o Espírito que agiu em Jesus era o mesmo que estava agindo nelas. Ele continua presente e agindo na Igreja e nas comunidades cristãs de todos os tempos. É o vento, o sopro vital que renova continuamente cada uma das comunidades cristãs e cada um dos seguidores de Jesus.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar