O Domingo – Palavra
12 de outubro – NOSSA SENHORA APARECIDA

MARIA, FONTE DE INSPIRAÇÃO E FÉ

Hoje os brasileiros católicos estão em festa: celebram Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Esse momento é vivenciado intensamente, sobretudo com romarias rumo ao Santuário de Aparecida. Milhares de pessoas para lá se dirigem para pedir a bênção, agradecer e fazer sua súplica à mãe Aparecida. Muitas são gente simples, pobre, trabalhadora, em meio a outros tantos marginalizados da sociedade. E Maria é a intercessora desse povo junto ao Filho, porque acreditou que este o libertaria do sofrimento e da opressão.
Sim, as romarias são gestos ricos e indescritíveis de devoção a Nossa Senhora Aparecida. Observa-se nos olhos daquelas pessoas simples e esperançosas, os romeiros, a alegria que se mistura à emoção. Pois, assim como um filho confia na mãe, eles para lá se dirigem a fim de agradecer ou pedir alguma graça. Estar diante da mãe é poder dizer obrigado e destinar-lhe os anseios e sofrimentos, na certeza de que ela participa da história de cada um de nós.
A mãe Aparecida é mediadora e intercessora nossa diante de Jesus. Ela encarnou o projeto de vida apresentado pelo Senhor. Dela temos o exemplo de fé e perseverança, pois acreditou que o seu Filho podia libertar os homens e mulheres do sofrimento e da opressão, dando-lhes alegria na caminhada. Escuta a cada um dos que a ela recorrem e intercede por todos.
Celebrar a festa deste dia é tornar forte a nossa fé e ser perseverantes em nossas lutas. Na liturgia de hoje, temos o exemplo da rainha Ester, que se mostrou firme e confiante em Deus, em vista da solidariedade para com o seu povo. E, como mostra a primeira leitura, ela foi atendida na sua súplica. Este é um exemplo para todos nós. Pondo nossa confiança em Deus e rezando com Maria, alcançaremos o que buscamos para o nosso povo: vida e liberdade para todos.
Sigamos aquilo que Maria nos recomenda: “Façam o que ele mandar” (Jo 2,5). Ou seja, estejamos atentos ao que a Palavra diz à nossa vida. Assim gozaremos do amor de Deus para conosco revelado em seu Filho, Jesus. Que Maria seja inspiração para nossas comunidades. Que ela caminhe conosco, iluminando nossos projetos. Desse modo, construiremos juntos a sociedade justa e solidária.

Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar