Dia 30 de dezembro – SAGRADA FAMÍLIA | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 30 de dezembro – SAGRADA FAMÍLIA

SAGRADA FAMÍLIA

Mariana, uma adolescente de 15 anos, queria ter uma família perfeita. Ela invariavelmente ficava incomodada quando a mãe e o pai discutiam, o que em geral ocorria sempre que o dinheiro era insuficiente para pagar as despesas da casa. Mariana também ficava nervosa com o irmão mais novo, brigava com ele de vez em quando, e isso a chateava muito. Por isso, certa vez foi conversar com o padre e lhe disse: “Eu queria que minha família fosse perfeita como a Sagrada Família de Jesus, Maria e José!” Padre Luiz, muito experiente, como deixavam perceber os cabelos cada dia mais brancos, achou interessante a preocupação da mocinha. Mas também se perguntou o que seria uma família perfeita, já que todas as famílias passam por dificuldades, problemas. Mesmo a Sagrada Família passou por problemas! Maria ficou grávida, e José, enquanto não sabia que ela tinha concebido pela ação do Espírito Santo, ficou muito preocupado! Maria também ficou preocupada quando o anjo disse que ela iria ter um filho. E depois, quando Jesus desapareceu durante a peregrinação ao Templo, Maria e José ficaram aflitos!
Padre Luiz pensou que não era o caso de dizer isso à menina. Achou melhor ir direto ao ponto, dizer-lhe que a família perfeita só existe na cabeça da gente. Ou seja, não devemos nos desesperar se tivermos algum desentendimento; o importante é que as pessoas saibam pedir desculpas e perdoar. Quando o padre disse isso, Mariana sentiu vontade de chorar, pois se deu conta de que seus pais discutiam, sim, mas logo estavam juntos, fazendo as coisas como se nada tivesse acontecido, trocando gestos de carinho entre si. E, no fundo, ela estava fazendo tempestade em copo d’água, como diz o ditado.
Padre Luiz então lhe pediu que fosse rezar, agradecendo a Deus a família que tinha, pois seu lar era um espaço onde as pessoas conversavam, se entendiam e rezavam juntas. Para ser feliz, uma família não precisa ser “perfeita”, sem problemas. A família feliz é aquela em que as pessoas sabem falar e ouvir, têm liberdade para se expressar. É quando sabem que uns podem contar com os outros, aconteça o que acontecer. Mariana voltou para casa mais tranquila. Deu um abraço apertado em seu pai. Não precisou dizer nada. O pai ficou um pouco sem entender, mas guardou aquele gesto no coração.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar