Dia 23 de dezembro – 4º DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 23 de dezembro – 4º DOMINGO DO ADVENTO

BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES!

Neste tempo do Advento, contemplamos de modo especial uma mulher grávida: Maria, a mãe de Jesus, a quem com muito carinho e respeito chamamos Nossa Senhora. Ela é a mulher escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho. Aprendemos desde crianças a rezar a ave-maria, que nossos avós sempre diziam ser a oração que mais agrada à mãe de Jesus. Nessa oração, encontramos uma frase do evangelho da celebração de hoje: “bendita sois vós entre as mulheres”. Poderíamos dizer de forma mais simples: Maria, você é a mais abençoada de todas as mulheres! De fato, não pode haver bênção maior para uma mulher do que receber em sua vida o Filho de Deus.
Foi isso que aconteceu de modo especial com Maria. Em toda a história da humanidade, isso aconteceu só com ela. Mas a mãe de Jesus não guardou essa graça só para si; distribuiu e continua distribuindo as bênçãos, os benefícios, a proteção que Deus lhe deu. No evangelho de hoje (Lc 1,39-45) lemos que Maria, sabendo que ia ser a mãe do Salvador, não ficou em casa, esperando ser servida, mas saiu às pressas e foi ao encontro de Isabel, também grávida, para ajudá-la. Isso sucede com todas as pessoas que recebem Jesus em sua vida: não conseguem guardá-lo só para si, mas querem levá-lo aos outros, compartilhar o benefício recebido. Maria levou Jesus a Isabel e a João Batista, ainda no ventre de sua mãe.
Também nós somos convidados a levar Jesus às outras pessoas. Ele se faz presente em nossa vida por meio da eucaristia, da palavra de Deus que celebramos, das nossas orações, dos nossos encontros comunitários. Mas, a exemplo de Nossa Senhora, uma vez que recebemos Jesus em nossa vida, também devemos levá-lo aos outros com nossas ações. Sorrir, animar as pessoas, saber ouvir, ajudar quem precisa são maneiras de levar Jesus, de provocar alegria verdadeira. Isabel logo percebeu que havia alguma coisa de diferente em Maria, e até João Batista pulou de alegria no ventre da mãe ao perceber a presença do Salvador. Quem tem Deus em sua vida é capaz de fazer as pessoas alegres, mesmo nas dificuldades! Quantas pessoas conhecemos que não desanimam, apesar de passarem por muitas dificuldades? É a presença viva de Deus na vida delas que as fazem assim!

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar