Dia 01– 2° Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 01– 2° Domingo da Quaresma

Pedagogia da Quaresma

Quem quiser ser um cristão fiel precisa dar importância à celebração do Mistério Pascal, mistério central da nossa salvação, na Quaresma, que representa uma estação importante no curso do ano e no fluir do tempo concedido à nossa vida presente.

Trata-se de uma pedagogia salutar, tanto mais oportuna quanto mais estamos, hoje em dia, reféns do mundo do prazer, da sensualidade e do consumo. É tempo favorável para redescobrir o evangélico espírito cristão, o sentido moral do comportamento e da nossa relação com Deus. Em síntese, é tempo favorável da graça de Deus para reacender em nós a concepção cristã da nossa vida.

A Quaresma, com seus exercícios espirituais do jejum, da oração e da caridade, quer nos dispor para o domínio de nós mesmos, a verdadeira liberdade obtida pelo despertar da nossa consciência cristã, carente do sentido do bem e do mal.

Este tempo de conversão e reavivamento do nosso batismo visa a fortalecer o freio da temperança e o espírito de generosidade para com os mais necessitados e a valorizar o silêncio interior para a escuta prazerosa do eco da Palavra de Deus, por meio da oração pessoal e comunitária.

É tempo de restaurar em nós a criatura humana feita à imagem e semelhança de Deus, instaurando a imagem do homem novo redimido, Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, a profecia de Ezequiel se realizará em nós: “Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos” (Ez 36,25-27).

D. Orani João Tempesta, O.Cist., Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar