A VOZ DO BOM PASTOR | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
A VOZ DO BOM PASTOR

Indicar a um amigo:





Jesus é o pastor que expõe a própria vida por suas ovelhas. Seu amor está aberto a todas as expressões de cultura, desde que elas se harmonizem com seu projeto de vida plena para todos: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Ele é o pastor universal. Todos os povos lhe pertencem. Muitos homens e mulheres ainda não participam da sua família, porque não o conhecem. Quando ouvirem sua voz e o seguirem, então farão parte do mesmo rebanho: “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil… Elas escutarão minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”. É isso que Jesus quer; é isso que o Pai deseja: “Deus, nosso Salvador, quer que todos sejam salvos e cheguem a conhecer a verdade” (1Tm 2,4). A verdade plena é o próprio Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).

A nós, que pertencemos à comunidade de Jesus, cabe aguçar bem os ouvidos para ouvir sua voz. Ela ressoa em nossos ouvidos e atinge as fibras mais íntimas do coração. Sua voz nos dá a certeza de estarmos no caminho bom; garante-nos que ele, o único Pastor da humanidade, nos livra dos perigos da estrada, da fúria dos “animais ferozes”. De fato, Jesus rompe abertamente com os esquemas opressores da sua época, pagando alto preço por suas corajosas atitudes em favor dos pobres e marginalizados. E propõe um caminho na direção oposta: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”.

A voz do Bom Pastor vem impregnada de energia boa e continua curando doenças, transmitindo alívio, esperança e alegria. Esses gestos de amor indicam que o Bom Pastor se importa com cada um de nós. Afinal, foi ele que nos escolheu: “Não foram vocês que me escolheram; fui eu que escolhi e orientei vocês” (Jo 15,16). E por nós entregou sua vida: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13).

Se o mundo inteiro ouvisse a voz do Bom Pastor e seguisse seus passos, a realidade seria totalmente outra; a sociedade se tornaria expressão concreta de relações fraternas e solidárias. Pois foi isso que Jesus praticou; é isso que ele pede e espera de todos nós.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar