30 de novembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
30 de novembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO

VIGILÂNCIA NA ESPERANÇA

Somos convidados a refletir sobre um tema que ressoa profundamente em nossa vida: a luz de Deus, que nos guia, e a vigilância esperançosa que nos cabe cultivar enquanto aguardamos sua vinda. O Senhor, por meio da sua santa Palavra, chama-nos a uma vida de fé e ação, a uma espera ativa que nos transforma e nos prepara para sua vinda.

O profeta Isaías expressa sua preocupação com o povo, que, diante das dificuldades, estava buscando alianças humanas em vez de confiar em Deus. O povo estava em crise e, em vez de voltar seu olhar para o Senhor, procurava resolver tudo com suas próprias forças. Isaías, porém, lembra que é preciso ser perseverante e ter esperança; que não é preciso depender das armas humanas para ter paz; que a guerra produz somente dor, pobreza e morte. Deus sempre esteve presente na história de Israel e cumpre sua promessa, dando à humanidade o Príncipe da paz.

São Paulo nos deixa claro que o tempo da salvação, o Kairós, é agora! Ele ensina que não podemos viver este tempo de graça mergulhados na omissão, vazios de sentimentos e negligentes na promoção da dignidade humana. Cabe nos revestirmos de Cristo, abandonando as coisas passageiras e imorais deste mundo, uma vivência mecânica e legalista da fé. Somos chamados a viver uma vida de santidade, a olhar para o futuro com esperança, mas também a agir com responsabilidade no presente. Não podemos nos acomodar ou esperar passivamente que as coisas se resolvam. Este é o tempo de agir.

No Evangelho, Jesus fala sobre vigilância, que implica estarmos atentos, acordados, à espera. Não podemos esperar como quem não sabe o que espera, como se não houvesse outra opção. A atitude de estar atento(a), na comunidade cristã, deve ser cheia de esperança, fé e caridade, porque esperamos no Senhor. Já aqui somos consolados por sua presença e misericórdia, não estamos sozinhos.

Aqueles que esperam no Senhor promovem a paz, a justiça, a caridade e a fraternidade. Tenhamos os olhos fixos em Jesus e nos coloquemos a caminho, promovendo a cultura do encontro, da preservação e cuidado da vida, destruindo a força do mal que alimenta a violência, o preconceito e a guerra.

O convite, neste Advento que estamos iniciando, é claro: viver sob a luz, agir no presente e nos revestirmos de Cristo. O tempo da salvação é agora, e cada momento é oportunidade de nos aproximarmos mais de Deus e nos prepararmos para a vinda do Senhor.

Cl. Bruno Rosa, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar