1º de Março de 2020: 1º Domingo da Quaresma | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
1º de Março de 2020: 1º Domingo da Quaresma

QUARESMA, TEMPO OPORTUNO E FAVORÁVEL PARA A CONVERSÃO

Neste primeiro domingo da Quaresma, a Palavra de Deus nos convida à conversão. Isto é, por meio de uma revisão profunda das nossas atitudes e disposições interiores, somos motivados a recolocar Deus no centro de nossa existência, renovando nossa comunhão com ele, escutando atentamente sua Palavra, acolhendo de braços abertos seu projeto e concretizando-o com fidelidade. Na primeira leitura, do livro do Gênesis, temos o segundo relato da criação, que mostra que Deus criou o ser humano para a felicidade e para a vida plena.

Quando escutamos e cumprimos as propostas divinas, conhecemos a felicidade, isto é, usufruímos dos bens destinados à vida; mas, quando nos fechamos na ganância, construímos caminhos de sofrimento e de morte. Não é exatamente isso o que acontece em nosso país? Por causa do espírito da ganância, nosso povo – e o mundo inteiro – enfrenta uma realidade marcada por muitas formas de violência: na família, na política, na saúde, na educação, no trabalho, na sociedade em geral.

Os fortes apelos da Campanha da Fraternidade abrem nossos olhos e despertam nossa consciência para o sentido da vida como dom e compromisso. Esse é o projeto que Deus pensou para seu povo. A referência do apóstolo Paulo ao desaparecimento do “Adão”, marcado pela ganância e pela autossuficiência, e ao surgimento do novo Adão (Cristo), obediente às propostas do Pai, indica que Jesus é a nova árvore que Deus plantou no nosso jardim. Com ele nascemos para uma vida nova, baseada na partilha e na fraternidade, e não na ganância.

Vivendo a conversão e buscando assumir o espírito do dom e do compromisso, saibamos dizer não às propostas enganosas, que tentam perverter o projeto de Deus. Jesus, que venceu a tentação do acúmulo, da ganância, do poder e do prestígio, tornou-se o pão da vida e nos mostrou que carece de sentido uma existência que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de desfrute egoísta de vantagens pessoais.

Como a Quaresma é tempo oportuno e favorável para revermos nossas falhas e fraquezas, aproveitemos esta caminhada de quarenta dias rumo à Pascoa do Senhor para vivermos verdadeira conversão. Que o caminho seguido por Jesus afaste de nós o espírito da ganância e desperte nossa consciência para o significado mais profundo da experiência humana, o cuidado. Quem cuida ama, e quem ama protege.

Pe. Roni Hernandes, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar