18 de novembro – 33º DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
18 de novembro – 33º DOMINGO COMUM

A PALAVRA QUE NÃO PASSA

A especulação que nunca cessa diz respeito ao fim dos tempos. Muitos tentam prever e determinar seu dia e sua hora, bem como o modo pelo qual ocorrerá. Mas tudo não passa de conjecturas, porque ninguém sabe o dia nem a hora – nem mesmo o próprio Jesus, afirma-nos o evangelho de hoje. A liturgia deste domingo ressalta que só uma coisa é definitiva e decisiva para nós: a palavra de Cristo. Nada mais importa. Tudo é relativo.
O mundo é marcado por muitos acontecimentos e fatos assustadores. Desde acontecimentos relacionados aos fenômenos da natureza a fatos de responsabilidade humana: tsunamis, enchentes, guerras, o tráfico, a pobreza, a falta de moradia, a exclusão, a falta de respeito, o egoísmo e tantos outros. Eles parecem nos dizer que o fim está próximo. O mundo parece não ter mais solução. Além disso, a desesperança e o egoísmo impelem-nos a ficar parados, esperando o fim chegar. No entanto, tudo pode ser diferente. Isso dependerá do querer e da solidariedade de cada um de nós. Uma certeza não pode nos escapar: os ensinamentos apresentados pela palavra de Deus.
Tudo passará, mas a Palavra não passará. Nela consiste a verdade da nossa existência e da nossa fé. A palavra de Jesus é fonte de conversão e caminho para a adesão ao seu projeto de amor. Amor que nos torna irmãs e irmãos solidários uns com os outros e capazes de construir o reino no aqui e agora de nossa vida. O convite é para que acolhamos a Palavra e a ponhamos em prática, comunicando-a às outras tantas pessoas que ainda não a conhecem.
Os acontecimentos e fatos do dia a dia não podem nos imobilizar. Nem podemos nos acostumar com eles. Somos chamados a trabalhar, em comunidade, para construir uma realidade diferente, pois a palavra de Jesus nos encoraja e nos capacita para isso. Pratiquemos a palavra que não passa; desse modo, estaremos vivendo a vida que não tem fim, a qual se manifestou na ressurreição de Cristo Jesus.
Dai-nos, Senhor, a palavra que não passa e ensinai-nos a praticá-la e comunicá-la com a vida. Amém!

Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar