No Dia de Proteção às Florestas, a PAULUS indica títulos que abordam a questão do meio ambiente | Paulus Editora

Notícias

14/07/2022

No Dia de Proteção às Florestas, a PAULUS indica títulos que abordam a questão do meio ambiente

Por Imprensa

No dia 17 de julho, é celebrado nacionalmente o dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro que é conhecido por proteger as florestas e os seres vivos da ação dos humanos que vandalizam, desmatam e caçam os animais. Esta é uma lenda indígena, que varia muito de região para região. A primeira citação sobre o Curupira foi feita por São José de Anchieta, em 1560. Ele escreveu em suas cartas sobre um “certo demônio”, chamado pelos indígenas de Curupira, que castigava com frequência aqueles que entravam na floresta. O Curupira foi amplamente retratado no mundo das artes, tornando-se um símbolo de proteção ao meio ambiente.

Neste dia, é também celebrado o dia de Dia de Proteção às Florestas, uma data que deseja celebrar o folclore nacional através da homenagem ao personagem, mas também alertar para os perigos do desmatamento e da exploração ilegal dos bens naturais. Segundo dados do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou um nível recorde de queimadas durante o primeiro semestre deste ano, com 3.750 km² de janeiro a junho deste ano, o que representa um aumento de 17% em comparação com o mesmo período de 2021. 

Para contribuir na reflexão do tema, a PAULUS Editora indica títulos infantis e infantojuvenis que abordam o tema da educação ambiental, o cuidado com a fauna e a flora e exploram as riquezas do folclore brasileiro. Confira: 

Mitos e Lendas do Brasil em Cordel

 

A obra “Mitos e Lendas do Brasil em Cordel” trata de feitos que nascem do povo e que, geralmente, vêm em resposta a um contexto histórico-social pleno de questões de cunho moral. As mesmas histórias se espalham por diferentes estados do país e, com isso, misturam-se a novos elementos.  Para a autora, o cordel também é uma manifestação de nossa cultura, sendo mais difundido nos estados do nordeste brasileiro, contudo essa forma de expressão vem ganhando força e valorização na literatura brasileira.  Saiba mais.

 

Chico, homem da floresta

 

“Chico, homem da floresta” faz parte da coleção Brasileirinhos – que adapta para o público infantil a  história de grandes personalidades brasileiras. A obra de Lúcia Fidalgo apresenta a trajetória de Chico Mendes, ex-seringueiro e defensor da natureza e dos povos originários na Amazônia. O livro transmite várias mensagens às crianças, do amor e o respeito do ser humano pela natureza até a não desistência na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. O livro conta com as ilustrações do artista plástico Demóstenes Vargas, que engrandecem o projeto. Saiba mais.

A árvore dos meus dois quintais

 

Numa história envolvente, que aborda a magia da imaginação, a obra “A árvore dos meus dois quintais” conta a história de um menino e sua amizade com uma árvore plantada no quintal de casa. Com narrativa poética, o texto convida o leitor a refletir sobre o carinho e o respeito presentes nesta relação. “Sem gente e sem árvores ao nosso redor, nada feito, a vida fica completamente desprovida de sentido. Mais do que temas importantes, as amizades e o meio ambiente são essenciais, imprescindíveis”, reflete o autor. Saiba mais. 

O tribunal dos bichos

A obra “Tribunal dos Bichos”, escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Tais ações levaram os bichos a se reunir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. O autor ainda apresenta, ao final do volume, um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto. Saiba mais.

 

Contos folclóricos brasileiros

A obra “Contos folclóricos brasileiros” reúne cultura popular, folclore e clássicos da literatura infantil. A publicação traz 30 histórias conhecidas, adaptadas para a cultura e realidade do Brasil. “Contos folclóricos brasileiros” pertence à coleção Lendas e Contos, que tem como objetivo a preservação de nossas tradições populares. A narrativa e as ilustrações tornam a leitura ainda mais agradável e instigam a curiosidade das crianças. Além disso, a obra conta com notas sobre as versões, um resumo de todos os contos e um glossário, que explica algumas palavras curiosas. Saiba mais.