Tribunal dos Bichos | Paulus Editora

Releases

22/05/2017

Tribunal dos Bichos

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Tribunal dos Bichos
Autor: Vilmar Berna
Coleção: Avulso
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Literatura infantil e meio ambiente

Uma fábula em defesa dos animais

A obra Tribunal dos Bichos, escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Relatos das vítimas do tráfico de animais silvestres e de experiências em laboratório surgiam de todas as partes do mundo. Tais ações levaram os bichos a se reunir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos.

No tribunal, muitos testemunhos são apresentados: alguns a favor dos humanos; outros, contra. Os animais elegeram a Coruja para ser a juíza daquele caso. Também nomearam o Mico-Leão-Dourado como advogado de defesa dos humanos, o Coelho como representante da acusação e, para o júri, um casal de cada espécie: mamífero, ave, peixe, inseto e réptil.

A última testemunha chamada é um humano, que diz ser a humanidade vítima dela mesma. Com o objetivo de desenvolver na criança o senso crítico, a capacidade de reflexão e percepção da importância de todos os seres vivos para a sociedade, o livro trabalha com temas transversais, entre eles a ética, o meio ambiente e a pluralidade cultural. A obra também permite trabalhar a interdisciplinaridade com as matérias de ciências naturais, sociologia, geografia e língua portuguesa.

O desfecho dessa história fica nas mãos do leitor, que Vilmar convida para fazer parte do júri e responder à seguinte questão: “Se você fosse um dos jurados, que decisão tomaria?” O autor ainda apresenta, ao final do volume, um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto.

Vilmar Berna é jornalista, ambientalista e foi reconhecido pela luta em prol da formação da cidadania ambiental planetária. Pelas Organizações das Nações Unidas – ONU, em 1999, ganhou o Prêmio Global 500 para o Meio Ambiente. Entre os livros que publicou pela PAULUS está Como fazer educação ambiental, que se transformou em um curso a distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF).