O mês de outubro é para a Igreja Católica o período dedicado às missões. Instituído em 1926, pelo Papa Pio XI, o Mês Missionário destaca o chamado ao serviço da evangelização em todo o mundo.
Na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual”, o Papa Francisco enfatiza que, com obras e gestos, a comunidade missionária deve entrar na vida diária dos outros, para encurtar as distâncias, “abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assumir a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo”.
Na orientação do Pontífice, cada cristão batizado deve discernir o caminho que o Senhor lhe pede, entretanto, todos são convidados a aceitar esta missão.
Para celebrar, a PAULUS Editora indica títulos que aprofundam o caráter missionário do cristão batizado e dão orientações para as pastorais e movimentos. Confira:
Missão para todos – Introdução à missiologia
A obra visa contribuir para que agentes pastorais e de movimentos, jovens e crianças, presbíteros e religiosos, comunidades eclesiais, casas de formação religiosa, seminaristas e estudantes de teologia descubram o sentido da missão e da missiologia, de viver a espiritualidade missionária e de conhecer a caminhada da organização missionária da Igreja, no Brasil e na América. Saiba mais.
Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão
Como parte da coleção “Organização Paroquial”, o livro “Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão”, de Padre José Carlos Pereira, responde ao desafio de ser uma Igreja missionária, apresentando estratégias concretas para as comunidades eclesiais, como a preparação de agentes para atuar na pastoral da visitação, às demandas da paróquia, o campo de ação da pastoral da visitação, a preparação espiritual e pastoral dos agentes e os procedimentos necessários para a realização das visitas missionárias, além de fornecer dicas valiosas para aplicar no momento em que ocorrerem. Saiba mais.
Paróquia missionária – Projeto de evangelização e missão paroquial na cidade
A Igreja Católica, por escolha de Jesus, nasceu missionária e desenvolveu-se no vigor da missão. Os apóstolos compreenderam essa escolha de Jesus e saíram em missão. O Papa Francisco sonha que o vigor da missão retorne, ou seja, que todos os agentes de pastoral tenham uma atitude constante de “saída”, para que as pessoas, até o momento distantes da comunidade, tenham a oportunidade de compartilhar da amizade com Jesus. Esta obra apresenta uma metodologia que ajuda a cumprir o mandato de Jesus de evangelizar e realizar o sonho do Papa Francisco de transformar a comunidade paroquial numa comunidade missionária, pois “Deus quis na cidade fazer a sua morada” (cf. Sl 47,9). Saiba mais.