Memória litúrgica do jovem beato Carlo Acutis: Modelo de santidade e virtude para a juventude | Paulus Editora

Notícias

01/10/2021

Memória litúrgica do jovem beato Carlo Acutis: Modelo de santidade e virtude para a juventude

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





BANNER DICAS DE LEITURA CARLO ACUTIS

“Ser cristão, para mim, significa observar o mundo e levar minha alegria e a minha força aos demais.” Beato Carlo Acutis

No próximo dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e mês dedicado às Missões, a Igreja Católica também celebra a memória litúrgica do jovem Beato Carlo Acutis, o apóstolo da internet e grande propagador dos milagres eucarísticos. O jovem portador de grande devoção por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria teve seu dia celebrado pela primeira vez em outubro de 2020. Pelo segundo ano consecutivo, os fiéis do jovem beato celebrarão a sua memória junto à festa da Padroeira do Brasil. Segundo o padre Ricardo Figueiredo, autor da obra “Não eu, mais Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”, publicada pela PAULUS Editora, o amor e a devoção que Carlo nutria por Jesus Eucarístico e por Maria, o auxiliou a não temer a enfermidade que sofria e o momento de sua morte.

Filho de pais italianos, a Sra. Antonia Salzano e o Sr. Andrea Acutis, o jovem apóstolo nasceu em Londres, no dia 3 de maio de 1991 e, faleceu com apenas 15 anos de idade, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia. O jovem foi beatificado em 10 outubro de 2020, após o reconhecimento de um milagre que ocorreu em uma Igreja de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Carlo Acutis ficou conhecido como “padroeiro da internet e ciberapóstolo da Eucaristia”, por sua dedicação nas pesquisas eucarísticas, forte evangelização nas redes sociais ao documentar e divulgar os milagres eucarísticos, ocorridos ao redor do mundo. Segundo a sua biografia, Carlo Acutis registrou aproximadamente 136 milagres eucarísticos que ocorreram ao longo dos séculos em vários países do mundo e que foram reconhecidos pela Igreja.

Em 12 de outubro de 2020, o Vaticano reconheceu o milagre que foi realizado pela intercessão de Carlo Acutis: A cura de um menino de três anos de idade, portador de uma doença rara no pâncreas. Levado para a basílica superior de São Francisco, em Assis, o corpo do jovem italiano foi exposto ao público e, sua cerimônia de beatificação foi realizada na Basílica papal de São Francisco, na Itália.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora apresenta o livro “Não eu, mais Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”. Na publicação, padre Ricardo Figueiredo, narra de maneira atenta detalhada a biografia do jovem Carlo Acutis. A obra inicia com o tema “Viver para o fim”, segundo o autor, uma biografia normal começa por contar a história a partir do início: “Creio que no caso de uma vida santa se deve começar pelo fim. Começamos pelo fim porque a proposta mais radical da vida cristã é viver a partir do fim. É como Jesus: Viver a partir da ressurreição”, afirma padre Ricardo. No conteúdo da obra, o autor fala sobre o descobrimento da doença e como Carlo Acutis a encarou com os olhos da fé e, ofereceu a sua dor pelo Papa e pela Igreja.

Nesta publicação, estão os principais fatos da vida do jovem que se dedicava a oração, ao trabalho voluntário, a evangelização, a intimidade com Deus e, as atividades normais de sua juventude. Por meio do livro, o leitor poderá conhecer de perto a vida e missão do jovem beato e os motivos que o tornaram um exemplo de santidade para os jovens do mundo inteiro. Saiba mais!

Conheça também a “Novena ao Bem-aventurado Carlo Acutis – o ciberapóstolo da Eucaristia”.