Livros para trabalhar o tema da morte e o luto com as crianças | Paulus Editora

Notícias

16/06/2021

Livros para trabalhar o tema da morte e o luto com as crianças

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No dia 19 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Luto. Em meio à pandemia de Covid-19, que ainda atinge gravemente o Brasil, o luto é um tema muito presente no cotidiano. Todos conhecem alguém que passou ou ainda passa por este processo doloroso.

Segundo a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, o luto passa por cinco estágios, que são: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Estes estágios não tem um tempo de duração definido, podendo variar de pessoa para pessoa.

Para as crianças, a fase de luto também existe e precisa ser trabalhada pelos pais, responsáveis e educadores. Para auxiliar neste processo, a PAULUS indica títulos que abordam este tema tão delicado dentro do universo infantil. Confira:

O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais

Pensando em ajudar as crianças a entenderem os mistérios sobre o luto e as cerimônias que acontecem durante esse delicado momento, a autora Michaelene Mundy escreveu “O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais”. Repleto de belíssimas ilustrações, o livro é um excelente guia para os mais novos e ótimo instrumento para os pais tirarem as dúvidas das crianças a respeito deste momento de despedida das pessoas queridas. O livro faz parte da coleção Terapia Infantil. Saiba mais.

 

Ficar triste não é ruim – Como uma criança pode enfrentar uma situação de perda

O livro “Ficar triste não é ruim” oferece às crianças de todas as idades (e às pessoas que as amam e orientam) uma visão realista e confortadora da perda – cheia de estímulos positivos para lidar com a perda na infância. A obra promove um sentimento de pesar honesto e sadio e de crescimento. Trata-se de um guia reconfortante e amoroso – escrito por uma especialista – para ajudar as crianças a lidarem com a perda. Saiba mais.

 

Quando coisas ruins acontecem – Um guia para ajudar as crianças a enfrentá-las

Nós não podemos proteger as crianças de todas as dores e danos. Mas com este livro, podemos começar a acalmá-las em relação aos seus medos, aliviar suas tristezas e ajudá-las a se curarem. Nós podemos assegurar-lhes que, como os pequenos personagens deste livro, elas serão sempre amadas e cuidadas. Podemos ensinar-lhes as habilidades para enfrentar grandes mudanças e os desafios da vida. E podemos restabelecer a confiança delas na vida, que apesar das coisas ruins é extremamente boa! Saiba mais.

 

Quando papai ou mamãe morre – Um livro para consolar as crianças

Quando mamãe e papai morrem, o sofrimento das crianças é profundo, mas nós podemos demonstrar nossa atenção e amor por elas, encorajando-as a dividir seus sentimentos de tristeza e perda. Podemos dar a elas o tempo e o espaço necessários para que elas se adaptem à nova situação e deem atenção – mesmo que não haja respostas – aos questionamentos que naturalmente aflorarão. Podemos ouvir o lamento de seus pequenos corações e ajudá-las com amor e carinho. Saiba mais.

 

É triste quando alguém morre – Um livro sobre o pesar

Para as crianças, que são “novas” em tantas coisas, perder uma pessoa amada pode ser uma experiência extremamente difícil. Para os pequeninos, a morte é complicada de entender. Como, depois de tudo, poderia acontecer algo assim? Onde está a pessoa? Ela voltará? Quem cuidará de mim agora? As perguntas e a tristeza, expressas ou não por elas, podem ser muitas. O autor, Linus Mundy, oferece dicas práticas para ajudar os pequenos leitores a entender seus sentimentos de tristeza e reafirmar, de alguma maneira, que as coisas boas voltarão. Saiba mais.