O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais | Paulus Editora

Releases

22/08/2011

O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais

Por adm

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais
Autora: Michaelene Mundy
Ilustrações: R. W. Alley
Coleção: Terapia Infantil
Acabamento: grampeado
Formato: 20,5 cm x 20,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Ciências, Ensino Religioso e Português

Muitos assuntos, como a morte, são difíceis de explicar aos mais novos. Se é um grande desafio para os adultos lidar com a perda de um ente querido, para as crianças não é diferente. Elas sofrem por não compreenderem a tristeza das pessoas que amam.

Pensando em ajudá-los a entender os mistérios sobre o luto e as cerimônias que acontecem durante esse delicado momento, a autora Michaelene Mundy escreveu “O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais”.

Repleto de belíssimas ilustrações, o livro é um excelente guia para os mais novos e ótimo instrumento para os pais tirarem as dúvidas das crianças a respeito da ocasião. Por meio de textos acessíveis, a obra elucida o que é o enterro, a cremação e as celebrações realizadas na igreja, além de oferecer respostas para questões como “Por que as pessoas morrem?”, “Morrer dói?”, “Com o que o céu se parece?” e “Por que algumas pessoas ficam felizes e sorridentes num funeral?”.

“(…) nós podemos contar histórias engraçadas dos momentos felizes que tivemos com a pessoa que morreu. Isso nos faz sentir melhor. (…) Talvez você ouça as pessoas dizerem algumas coisas sobre o falecido, do tipo ‘Ele viveu bastante’, ou ‘Ela sempre sorria e estava de bom humor, não é mesmo?’. Essas constatações podem nos alegrar, mesmo que estejamos muito tristes por causa da saudade que sentiremos”, comenta Michaelene.

A autora também mostra às crianças a importância de se cultivar o otimismo. Para isso, ela as incentiva a não ter medo de sorrir novamente e a ser amorosas com o próximo para também ajudá-lo a superar essa fase. “Ser feliz e brincar ajudam as pessoas que estão perto de você a se sentirem melhor”, destaca.

O que acontece quando alguém morre? – Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais faz parte da consagrada coleção Terapia Infantil, que tem como compromisso informar os mais novos, de maneira leve e atrativa, sobre assuntos sérios e delicados. Também compõem a série Quando mamãe ou papai morre – Um livro para consolar as crianças, Quando seu animal de estimação morre – Manual de ajuda para crianças, Quando seus avós morrem – Um guia infantil para o pesar, entre outros.

Michaelene Mundy tem experiência em educação básica e é graduada em Educação e Aconselhamento comunitário. Lecionou para graduandos de 3º e 4º anos, trabalhou com crianças especiais e atuou como orientadora na universidade no campo do aconselhamento. Ela é mãe de três crianças e atualmente é conselheira na universidade.

R. W. Alley é escritor de livros infantis e ilustrador da coleção Terapia Infantil e Terapia (voltada aos adultos). Atualmente mora em Barrington, Rhode Island, com sua esposa e um casal de filhos.