Livros para conhecer o irmão Charles de Foucauld que será canonizado em 15 de maio | Paulus Editora

Notícias

06/05/2022

Livros para conhecer o irmão Charles de Foucauld que será canonizado em 15 de maio

Por Imprensa

No próximo dia 15 de maio, a Igreja Católica, sob a orientação do Papa Francisco, celebrará o rito de canonização do irmão Charles de Foucauld e outros seis beatos – Maria Francisca de Jesus, Lázaro, conhecido como Devasahayam, Maria Domenica Mantovani, César de Bus, Luigi Maria Palazzolo e Giustino Maria Russolillo.

Charles de Foucauld nasceu em 15 de setembro de 1858, na cidade de Estrasburgo, na França. Oriundo de uma família nobre e de tradição militar, o jovem ficou órfão de pai e mãe aos 6 anos de idade, por essa razão, viveu  toda a infância e parte da adolescência sob os cuidados de seu avô.

O jovem “irmão Carlos de Jesus”, como também ficou conhecido, estudou nos melhores colégios militares e tornou-se subtenente do exército francês. Sua convivência militar o fez esvaziar-se e seguir uma vida distante da santidade.  Ainda durante sua adolescência, o futuro beato deixou de lado a fé cristã.  Aos 25 anos, ele decidiu abandonar o exército. A partir daí, iniciou uma bela história de transformação pessoal.

Charles de Foucauld escolheu o norte da África para viver uma experiência modificadora e, foi ali que viveu a pobreza e simplicidade junto à comunidade local. Durante a exploração no Marrocos, por volta de 1883-1884, tal experiência provocou nele a seguinte pergunta: “Deus existe?”. Charles fez uma oração a Deus e questionando-o sobre sua existência, pediu para que o deixasse conhecê-lo melhor. Diante de seu pedido, que mudou para sempre a forma como observava o mundo, as diversas situações e pessoas, ele passou de uma vida distante de Deus para uma constante proximidade junto a um amigo fiel que jamais o decepcionou.

De volta à França, o irmão Charles pediu a um sacerdote para instruí-lo na caminhada da fé. Logo após, seguiu em peregrinação à Terra Santa e lá, refazendo cada passo da vida de Jesus Cristo, finalmente encontrou sua vocação: ele decidiu entregar-se e consagrar-se inteiramente a Deus, imitando Jesus em seu cotidiano numa vida totalmente escondida e regrada de silêncio e contemplação. Charles também inspirou-se no estilo de vida de São Francisco de Assis, adotando traços de sua fisionomia espiritual, de modo especial, na contemplação do mistério da encarnação e o modo apaixonado de seguir um Deus que assumiu a condição e fragilidade humana.

Por sua busca pessoal e fidelidade, Charles de Foucauld foi ordenado sacerdote em 1901, aos 43 anos de idade. Foucauld peregrinou no deserto argelino do Saara, passando por Beni Abbès e, tornando-se um pobre entre os mais pobres. Depois seguiu para Tamanrasset, cidade oásis da Argélia e a capital da província homônima. Lá viveu uma vida de oração e meditação contínua da Palavra de Deus. Desejou sempre ser o “irmão universal” de todos, alguém que só fazia o bem ao próximo. Faleceu no dia 01 de dezembro de 1916, aos 58 anos, assassinado por um bando de saqueadores. Foi beatificado pelo Papa Bento XVI no ano de 2005. Para celebrar a data, a PAULUS Editora sugere dois títulos que revelam parte da biografia de Charles de Foucauld e seus principais ensinamentos. Confira!

Francisco de Assis e Charles de Foucauld – enamorados do Deus humanado

 

Nesta publicação, o bispo franciscano da diocese de Juazeiro (Bahia), Dom Beto Breis, apresenta duas grandes figuras da espiritualidade cristã: São Francisco de Assis e o Bem-Aventurado Charles de Foucauld, homens de tempos distantes um do outro, mas que se aproximam de maneira admirável por um encanto comum: o fascínio pelo mistério da Encarnação e o modo apaixonado e terno de seguir os passos daquele que, sendo Deus, assumiu nossa humana fragilidade.  Na obra, a autor mostra como ambos têm muito a dizer aos homens e mulheres do nosso tempo, sedentos das fontes genuínas do Evangelho e daquele encontro decisivo e vital que, como afirmou o Papa Francisco, “enche o coração e a vida inteira”. Saiba mais.

 

Meditações sobre a Paixão do Senhor

 

 

A obra “Meditações sobre a Paixão do Senhor” propõe aos leitores uma série de pensamentos do irmão Charles de Foucauld (1858-1916) sobre a Paixão do Senhor Jesus. De acordo com a obra, a figura de Charles de Foucauld sempre exerceu em muitos, cristãos e não cristãos, grande fascínio. Sua mensagem espiritual nasce da imitação radical de Cristo, pobre e obediente à vontade do Pai. Neste livro, estão reflexões que convidam o leitor a contemplar a paixão de Cristo e seus ensinamentos. Saiba mais.