Livro da PAULUS “Travessias” recebe selo de obra altamente recomendável pela FNLIJ | Paulus Editora

Notícias

25/09/2023

Livro da PAULUS “Travessias” recebe selo de obra altamente recomendável pela FNLIJ

Por Imprensa

O selo de reconhecimento é um dos mais importantes em termos de qualidade literária

Neste mês de setembro, a obra “Travessias”, escrita por Dílvia Ludvichak com ilustrações de Marilia Pirillo e publicada pela PAULUS Editora, foi selecionada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), para receber o selo de livro “Altamente Recomendável”, na categoria criança-2023, referente à produção de livros de 2022 e resultante da 49ª seleção anual da instituição.

A obra “Travessias” que compõe a coleção “Saber Cuidar”, reflete sobre as necessidades das crianças refugiadas e sua relação com as questões existenciais. Por meio de uma linguagem lúdica, criativa e ilustrações repletas de cores e sentido, a autora convida o leitor a conhecer a história da pequena Stela, em sua condição de filha numa família de refugiados. A personagem Stela é uma garota que percebe o mundo com o olhar inocente de uma criança e que vive numa terra desconhecida que não é de sua origem. 

Nesta obra, Dílvia propõe uma reflexão por vezes negligenciada e esquecida por muitos, acerca das dificuldades sofridas pelos refugiados no mundo, de modo especial, a respeito de como as crianças refugiadas no Brasil são acolhidas, com suas dores e desafios, sobretudo, no ambiente escolar. Além da abordagem, o enredo desperta a curiosidade dos leitores ao narrar as características individuais que se revelam por meio das impressões e reflexões observadas por Stela.

Na voz de Stela a autora chama a atenção do público para a situação de milhares de crianças refugiadas que vivem com suas famílias pelo mundo, vítimas das guerras, da fome e, de tantas outras misérias do mundo e que são obrigadas a sair de suas terras em busca de uma vida digna. 

Segundo a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, esta edição, a primeira depois da Pandemia, contou com a participação de 23 leitores-votantes, de onze Estados, das cinco Regiões do País. Para a análise e processos de escolha dos títulos que somaram o total de 134 títulos indicados, a FNLIJ também contou com a participação 109 editoras de todo o Brasil.

Vale destacar que a FNLIJ é uma entidade que visa promover a leitura e divulgar livros brasileiros de qualidade para crianças e jovens. Além disso, a instituição busca contribuir para a melhoria da educação valorizando a leitura. A Fundação anualmente recebe das editoras as primeiras edições dos livros publicados, após lidos por especialistas, as obras consideradas de melhor qualidade são selecionadas para fazer parte do Acervo Básico da FNLIJ. O objetivo é orientar a compra de um acervo inicial por Secretarias de Educação, escolas e bibliotecas. Atualmente o acervo especializado da Biblioteca FNLIJ conta com o total de 58 mil exemplares e 34 mil títulos altamente recomendados para leitura de crianças e jovens pelo Brasil afora.

Dílvia Ludvichak é natural de Lages, SC. É jornalista, especialista em Literatura, Religião e Cultura. É mestra em Ciências da Religião. É autora de livros infantojuvenis e há mais de 20 anos atua no mercado editorial. Atualmente é editora do Departamento Editorial da PAULUS.

Marilia Pirillo é gaúcha de Porto Alegre, escritora e ilustradora, especialista em literatura infantil e juvenil. Estudou artes plásticas, formou-se em Publicidade e Propaganda e iniciou a carreira trabalhando com projeto gráfico, editoração e ilustração publicitária e editorial. Em 1995, ilustrou seus primeiros livros de literatura e não parou mais, somando, atualmente, mais de 80 títulos publicados com suas ilustrações. Marilia também ilustra livros didáticos, cartilhas, material de apoio educacional e encartes com conteúdo para crianças. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive, e, em 2008, publicou seu primeiro livro juvenil. Tem, hoje, doze títulos publicados como escritora.