DIA 26 – TERÇA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
DIA 26 – TERÇA-FEIRA

7ª SEMANA COMUM

(verde – ofício do dia)

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

No serviço a Deus, as provações são inevitáveis, mas ele cuidará de nós e de nossos caminhos, enquanto nos ensina a permanecer fiéis ao espírito do evangelho.

Primeira Leitura: Eclesiástico 2,1-13

Leitura do livro do Eclesiástico – 1Filho, se decidires servir o Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus. 6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação e protege a todos os que o procuram com sinceridade. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 36(37)

Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

  1. Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. / Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração. – R.
  2. O Senhor cuida da vida dos honestos, / e sua herança permanece eternamente. / Não serão envergonhados nos maus dias, / mas, nos tempos de penúria, saciados. – R.
  3. Afasta-te do mal e faze o bem, / e terás tua morada para sempre. / Porque o Senhor Deus ama a justiça / e jamais ele abandona os seus amigos. / Os malfeitores hão de ser exterminados, / e a descendência dos malvados destruída. – R.
  4. A salvação dos piedosos vem de Deus; / ele os protege nos momentos de aflição. / O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, † defende-os e protege-os contra os ímpios / e os guarda porque nele confiaram. – R.
Evangelho: Marcos 9,30-37

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, / pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6,14). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

“Jesus não queria que ninguém ficasse sabendo”. Essa expressão soa como refrão que se repete ao longo do Evangelho de Marcos. É que desde o início de sua vida pública, Jesus encontra forte oposição dos fariseus e doutores da Lei, que buscam oportunidade para matá-lo. Jesus se preserva e se oculta, sem, no entanto, deixar de fazer a vontade do Pai. Com o segundo anúncio da paixão, Jesus apresenta, mais uma vez, seu modelo de serviço até a morte. Os discípulos não compreendem o discurso; ao contrário, sonham com o poder. Jesus quer inculcar-lhes uma novidade: no seu Reino, o maior é o que serve a todos. É pelo serviço aos pequenos que se construirá a nova sociedade de Jesus. Toda prática que visa ser superior aos outros e querer dominá-los está totalmente fora do projeto de Deus.

(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar