DIA 16 – SEXTA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
DIA 16 – SEXTA-FEIRA

3ª SEMANA DO ADVENTO

(roxo – ofício do dia)

Somos Igreja reunida na casa do Senhor e da comunidade. Nela celebramos e buscamos luz para nossa vida, a fim de dar testemunho da verdade de Cristo a todos os povos.

Primeira Leitura: Isaías 56,1-3.6-8

Leitura do livro do profeta Isaías – 1Isto diz o Senhor: “Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se. 2Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 3Não diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: ‘Por certo o Senhor me excluirá de seu povo’. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo, 7a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. 8Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: “Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 66(67)

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem.

  1. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, / e sua face resplandeça sobre nós! / Que na terra se conheça o seu caminho / e a sua salvação por entre os povos. – R.
  2. Exulte de alegria a terra inteira, / pois julgais o universo com justiça; / os povos governais com retidão / e guiais, em toda a terra, as nações. – R.
  3. A terra produziu sua colheita: / o Senhor e nosso Deus nos abençoa. / Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, / e o respeitem os confins de toda a terra! – R.
Evangelho: João 5,33-36

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus compara João Batista a uma lâmpada que “estava acesa e iluminava”. Refletia a luz, mas não era a luz. A verdadeira luz que “vindo ao mundo, ilumina todo homem” (Jo 1,9) é Jesus Cristo. Ele diz de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,2). Aos seus seguidores, Jesus dirá: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14), indicando com isso que os cristãos devem revelar Jesus ao mundo inteiro. As multidões entendem a mensagem e, orientadas por João Batista, procuram Jesus e o seguem. Entretanto, muitos fariseus e doutores da Lei não deixam desabrochar o projeto de Deus.  Advento é tempo para o cristão, revestindo-se da verdadeira Luz, iluminar o mundo todo com o anúncio do Evangelho.

(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar