Santa Dulce dos Pobres, virgem
(III Semana do Saltério)
Com tua lâmpada acesa, / viste chegar o Senhor: / do Esposo sentas-te à mesa, / cheia de graça e esplendor.
Para uma eterna aliança, / põe-te no dedo um anel; / cessam a fé e a esperança: / Belém se torna Betel.
Dá que aprendamos contigo / ter sempre os olhos nos céus: / calcar o mundo inimigo, / buscar a glória de Deus.
Jesus nos dê, por Maria, / que como Mãe te acolheu, / tê-lo na terra por guia, / ao caminhar para o céu.
Ao Pai e ao Espírito glória, / ao Filho o mesmo louvor, / pois virginal é a vitória / da que desposa o Senhor.
Ant. 1. Abençoastes, ó Senhor, a vossa terra, perdoastes o pecado ao vosso povo.
– Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, * / libertastes os cativos de Jacó. / – Perdoastes o pecado ao vosso povo, * / encobristes toda a falta cometida; / – retirastes a ameaça que fizestes, * / acalmastes o furor de vossa ira.
– Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, * / esquecei a vossa mágoa contra nós! / – Ficareis eternamente irritado? * / Guardareis a vossa ira pelos séculos?
– Não vireis restituir a nossa vida, * / para que em vós se rejubile o vosso povo? / – Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, * / concedei-nos também vossa salvação!
– Quero ouvir o que o Senhor irá falar: * / é a paz que ele vai anunciar; / – a paz para o seu povo e seus amigos, * / para os que voltam ao Senhor seu coração. / – Está perto a salvação dos que o temem, * / e a glória habitará em nossa terra.
– A verdade e o amor se encontrarão, * / a justiça e a paz se abraçarão; / – da terra brotará a fidelidade, * / e a justiça olhará dos altos céus.
– O Senhor nos dará tudo o que é bom, * / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / – a justiça andará na sua frente * / e a salvação há de seguir os passos seus.
Glória. Ant. 1. Abençoastes, ó Senhor, a vossa terra, perdoastes o pecado ao vosso povo.
Ant. 2. Durante a noite a minha alma vos deseja, e meu espírito vos busca desde a aurora.
– Nossa cidade invencível é Sião, * / sua muralha e sua trincheira é o Salvador. / – Abri as portas, para que entre um povo justo, * / um povo reto que ficou sempre fiel.
– Seu coração está bem firme e guarda a paz, * / guarda a paz, porque em vós tem confiança. / –Tende sempre confiança no Senhor, * / pois é ele nossa eterna fortaleza!
– O caminho do homem justo é plano e reto, * / porque vós o preparais e aplainais; / – foi trilhando esse caminho de justiça * / que em vós sempre esperamos, ó Senhor!
– Vossa lembrança e vosso nome, ó Senhor, * / são o desejo e a saudade de noss’alma! / – Durante a noite a minha alma vos deseja, * / e meu espírito vos busca desde a aurora.
– Quando os vossos julgamentos se cumprirem, * / aprenderão todos os homens a justiça. / – Ó Senhor e nosso Deus, dai-nos a paz, * / pois agistes sempre em tudo o que fizemos!
Glória. Ant. 2. Durante a noite a minha alma vos deseja, e meu espírito vos busca desde a aurora.
Ant. 3. Ó Senhor, que vossa face resplandeça sobre nós!
– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, * / e sua face resplandeça sobre nós! / – Que na terra se conheça o seu caminho * / e a sua salvação por entre os povos.
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * / que todas as nações vos glorifiquem!
– Exulte de alegria a terra inteira, * / pois julgais o universo com justiça; / – os povos governais com retidão, * / e guiais, em toda a terra, as nações.
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * / que todas as nações vos glorifiquem!
– A terra produziu sua colheita: * / o Senhor e nosso Deus nos abençoa. / – Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, * / e o respeitem os confins de toda a terra!
Glória. Ant. 3. Ó Senhor, que vossa face resplandeça sobre nós!
Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo.
R. Senhor, é vossa face que eu procuro. * Meu coração fala convosco confiante. R. Senhor.
V. Senhor, não me escondais a vossa face! * Meu coração fala convosco confiante. Glória ao Pai. R. Senhor.
Ant. A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.
Ant. A virgem prudente entrou para as bodas e vive com Cristo na glória celeste. Como o sol, ela brilha entre os coros das virgens.
Glorifiquemos a Cristo, esposo e prêmio das virgens; e lhe supliquemos com fé:
R. Jesus, prêmio das virgens, ouvi-nos!
Cristo, amado pelas santas virgens como único Esposo, concedei que nada nos separe do vosso amor. – R.
Coroastes Maria, como Rainha das virgens; concedei-nos, por sua intercessão, que vos sirvamos sempre de coração puro. – R.
Por intercessão de vossas servas, que a vós se consagraram de todo o coração para serem santas de corpo e de alma; concedei que jamais a instável figura deste mundo nos afaste de vós. – R.
Senhor Jesus, esposo por cuja vinda as virgens prudentes esperaram sem desanimar; concedei que vos aguardemos vigilantes na esperança. – R.
Por intercessão de Santa Clara, uma das virgens sábias e prudentes, concedei-nos sabedoria e uma vida sem mancha. – R.
Ó Deus, que maravilhosamente concedestes a caridade à Santa Dulce dos Pobres, a fim de ajudar humilde e benignamente os pobres nas suas enfermidades, dai-nos, vo-lo pedimos, por seu exemplo, o espírito de pobreza para vos servir com toda solicitude nos pobres. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar