São Leão Magno, papa e doutor da Igreja
Doutor eterno, vos louvamos, Cristo, / que revelais a salvação aos povos. / Só vós, Senhor, tendes palavras vivas / que nos dão vida e geram homens novos.
Nós proclamamos, Bom pastor do orbe, / que vós, do alto, confirmais a Esposa / e suas palavras, pelas quais, constante, / está no mundo como luz radiosa.
Também nos destes refulgentes servos, / que resplandecem como estrelas de ouro, / e nos explicam a doutrina santa / da vida eterna, singular tesouro.
Por isso, ó Mestre, a vossa glória soa, / pois dos doutores pela voz nos dais / maravilhosos bens do Santo Espírito, / mostrando a luz com que no céu brilhais.
Implore o justo, celebrado agora, / que o vosso povo possa andar também / pelos caminhos de uma luz crescente, / até vos ver na plena luz. Amém.
Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
– Ó Senhor, escutai minha prece, * / ó meu Deus, atendei minha súplica! / – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * / escutai-me por vossa justiça!
= Não chameis vosso servo a juízo, † / pois diante da vossa presença * / não é justo nenhum dos viventes.
– O inimigo persegue a minha alma, * / ele esmaga no chão minha vida / – e me faz habitante das trevas, * / como aqueles que há muito morreram. / – Já em mim o alento se extingue, * / o coração se comprime em meu peito!
= Eu me lembro dos dias de outrora † / e repasso as vossas ações, * / recordando os vossos prodígios. / = Para vós minhas mãos eu estendo; † / minha alma tem sede de vós, * / como a terra sedenta e sem água.
– Escutai-me depressa, Senhor, * / o espírito em mim desfalece! / = Não escondais vossa face de mim! † / Se o fizerdes, já posso contar-me * / entre aqueles que descem à cova!
– Fazei-me cedo sentir vosso amor, * / porque em vós coloquei a esperança! / – Indicai-me o caminho a seguir, * / pois a vós eu elevo a minha alma! / – Libertai-me dos meus inimigos, * / porque sois meu refúgio, Senhor!
– Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * / porque sois o meu Deus e Senhor! / – Vosso Espírito bom me dirija * / e me guie por terra bem plana!
– Por vosso nome e por vosso amor * / conservai, renovai minha vida! / – Pela vossa justiça e clemência, * / arrancai a minha alma da angústia!
Glória. Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
= Alegrai-vos com Sião † / e exultai por sua causa, * / todos vós que a amais; / – tomai parte no seu júbilo, * / todos vós que a lamentais!
= Podereis alimentar-vos, † / saciar-vos com fartura * / com seu leite que consola; / – podereis deliciar-vos * / nas riquezas de sua glória.
= Pois assim fala o Senhor: † / “Vou fazer correr a paz * / para ela como um rio, / – e as riquezas das nações * / qual torrente a transbordar.
= Vós sereis amamentados † / e ao colo carregados * / e afagados com carícias; / – como a mãe consola o filho, * / em Sião vou consolar-vos.
= Tudo isso vós vereis, † / e os vossos corações * / de alegria pulsarão; / – vossos membros, como plantas, * / tomarão novo vigor.
Glória. Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
= Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, † / cantai ao nosso Deus, porque é suave: * / ele é digno de louvor, ele o merece!
– O Senhor reconstruiu Jerusalém, * / e os dispersos de Israel juntou de novo; / – ele conforta os corações despedaçados, * / ele enfaixa suas feridas e as cura; / – fixa o número de todas as estrelas * / e chama a cada uma por seu nome.
– É grande e onipotente o nosso Deus, * / seu saber não tem medidas nem limites. / – O Senhor Deus é o amparo dos humildes, * / mas dobra até o chão os que são ímpios. / – Entoai, cantai a Deus ação de graças, * / tocai para o Senhor em vossas harpas!
– Ele reveste todo o céu com densas nuvens, * / e a chuva para a terra ele prepara; / – faz crescer a verde relva sobre os montes * / e as plantas que são úteis para o homem; / – ele dá aos animais seu alimento, * / e ao corvo e aos seus filhotes que o invocam.
– Não é a força do cavalo que lhe agrada, * / nem se deleita com os músculos do homem, / – mas agradam ao Senhor os que o respeitam, * / os que confiam, esperando em seu amor!
Glória. Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Aprendi a Sabedoria sem maldade e reparto-a sem inveja; não escondo a sua riqueza. É um tesouro inesgotável para os homens; os que a adquirem atraem a amizade de Deus, porque recomendados pelos dons da instrução.
R. Que os povos da terra proclamem * A sabedoria dos santos. R. Que os povos.
V. E a Igreja anuncie, cantando, os louvores que eles merecem. * A sabedoria dos santos. Glória ao Pai. R. Que os povos.
Ant. São Pedro, persistindo na firmeza de uma rocha, que de Cristo recebeu, não solta o leme desta barca que é a Igreja do Senhor.
Ant. São Pedro, persistindo na firmeza de uma rocha, que de Cristo recebeu, não solta o leme desta barca que é a Igreja do Senhor.
Agradeçamos a Cristo, o bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas; e lhe peçamos:
R. Apascentai, Senhor, o vosso rebanho!
Cristo, quisestes mostrar vosso amor e misericórdia nos santos pastores; por meio deles, sede sempre misericordioso para conosco. – R.
Através dos vossos representantes na terra, continuais a ser o Pastor das nossas almas; não vos canseis de nos dirigir por intermédio de nossos pastores. – R.
Em vossos santos, que guiam os povos, sois o médico dos corpos e das almas; não cesseis de exercer para conosco o ministério da vida e da santidade. – R.
Pela sabedoria e caridade dos santos, instruístes o vosso rebanho; guiados pelos nossos pastores, fazei-nos crescer na santidade. – R.
Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a vossa Igreja, fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar paz para sempre. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar