Em 20 de maio, é comemorado o Dia do Pedagogo | Paulus Editora

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18/05/2022

Em 20 de maio, é comemorado o Dia do Pedagogo

Por Imprensa

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Instituído em 2015, o Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio, tem como objetivo reconhecer e valorizar o profissional da pedagogia, fundamental para a educação no país. São eles que planejam, executam e coordenam diversas tarefas na área da educação, refletindo sobre o que ensinar e de que maneira. Deste modo, o pedagogo contribui para a difusão de um ensino de qualidade, formação profissional e humana.

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, pedagogo é o indivíduo que ensina; educador, mestre, ou ainda a pessoa que tem a prática de ensinar. A palavra tem origem grega, paidagōgós, como aquele que conduz ou tutora a criança. Além da sala de aula, o profissional da pedagogia pode atuar como orientador, administrador escolar, consultor educacional, entre outros cargos em instituições como orfanatos, ONGS, hospitais, clínicas de psicologia e instituições de ensino à distância.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora sugere títulos que abordam a importância da educação para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna e o fundamental papel do pedagogo neste processo. Confira:

Alfabetizar as crianças na idade certa: Práticas linguísticas

Organizado por Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça, esta obra é recomendada a professores, pais, educadores, estudantes e interessados em aprender a ensinar a leitura e a escrita da língua materna. O livro contém metodologia e práticas de alfabetização inspiradas na pedagogia de Paulo Freire e Emilia Ferreiro, um método considerado eficaz para alfabetizar as crianças na idade certa. Nesse caminho, a obra oferece diversas atividades para desenvolver os níveis de escrita pré-silábico, silábico e alfabético, sistematizadas em lições com palavras geradoras que podem ser adaptadas, ampliadas ou modificadas para atender às realidades regionais. Além disso, traz orientações detalhadas sobre como abordar os conteúdos de alfabetização e fazer sua adequação aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos. Saiba mais.

 

Para além de regras e limites: um guia para pais e educadores

Escrito por Luciana Maria Caetano, a presente obra aponta caminhos para um desenvolvimento socioemocional saudável, sobretudo para quem está no processo de autodescoberta e crescimento. Este livro sugere caminhos que irão auxiliar na reflexão da educação, seus entraves e principais mudanças cotidianas. Para a autora, falar de autoridade, disciplina, respeito e limites, nos dias de hoje, é algo extremamente difícil, delicado e, ao mesmo tempo, necessário. O livro destina-se para pais, professores, orientadores vocacionais, pedagogos, psicólogos e profissionais da área da saúde, em geral. Saiba mais.

 

Aquela idade em que tudo se quer saber

Na obra “Aquela idade… em que tudo se quer saber”, o autor Celso Antunes sugere 70 respostas corretas e educativas para as perguntas inusitadas que as crianças de até cinco ou seis anos habitualmente fazem aos adultos – que, em sua maioria, se veem limitados e sem respostas para lidar com algumas questões inusitadas. Trata-se de uma obra de um educador para educadores no lar e na escola. A publicação é parte da coleção “Apoio pedagógico”, que ensina como lidar com assuntos relacionados a recente “descoberta da infância”. Nesta perspectiva, o livro sugere, propõe, ilustra e, sobretudo, destaca como uma boa resposta sacia a curiosidade e, ao mesmo tempo, mostra a realidade em uma linguagem compreensiva para a criança, com a apresentação de exemplos que marcam e educam. Saiba mais.

 

Educando e convivendo com crianças e adolescentes – limites e disciplina sem agressividade

 

Em “Educando e convivendo com crianças e adolescentes”, a autora Janet Marize Vívan traz experiências e relatos de adultos, crianças e adolescentes em relação as suas vivências no processo de educar/aprender, possibilitando o entendimento dos relacionamentos e colaborando na construção de uma prática educacional apropriada. Este livro tem o objetivo de ajudar a transformar o convívio de adultos, crianças e adolescentes em uma experiência mais harmoniosa e satisfatória para todos, com o benefício adicional de colaborar na formação de pessoas mais saudáveis, felizes e com potencial de realização para si, a comunidade e a sociedade em geral. Saiba mais.

 

Como educar bons valores – Desafios e caminhos para trilhar uma educação de valor

A obra “Como educar bons valores – Desafios e caminhos para trilhar uma educação de valor”, de Maria Helena Marques, orienta pais, professores e educadores na transmissão de valores. O livro fala sobre o sentido e a importância de educar bons valores, o papel da família e da escola, as etapas do desenvolvimento humano na formação moral, entre outros aspectos. Para Maria Helena, a transmissão de valores é um desejo e uma preocupação que pais e professores carregam ao educarem seus filhos e alunos. Experiente na área de educação, a pedagoga enfatiza que valores não se perdem, mas se transformam. Portanto, sendo urgente expandir o olhar para encontrar novas estratégias que contribuam, efetivamente, para a construção de uma educação que resgate os valores desejados. Saiba mais.