Dicas de Leitura: Tríduo Pascal | Paulus Editora

Notícias

31/03/2021

Dicas de Leitura: Tríduo Pascal

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Às vésperas de celebrarmos o Tríduo Pascal, o período mais importante da fé cristã, toda Igreja é convidada a celebrar com Cristo os mistérios de sua Paixão, Morte e Ressurreição. O Tríduo Pascal inicia-se na Quinta-feira Santa com a celebração da Ceia do Senhor.

Na Ceia Pascal, a Igreja faz memória dos gestos de humildade, doação, serviço e amor ao próximo, praticados por Jesus ao lavar os pés dos discípulos. Neste dia, recorda-se também a Páscoa judaica e a instituição da Eucaristia. Após a última ceia, na Sexta-Feira Santa, a Igreja rememora a morte do Senhor, onde cada cristão é convidado a contemplar o Cristo crucificado que se entrega à morte de cruz para a salvação do mundo. Em seguida, no Sábado Santo, dia marcado pelo silêncio e reflexão, a chegada da noite anuncia a Vigília Pascal, a celebração da vitória de Cristo sobre a Morte.

Para bem celebrar esta semana, mais do que vivê-la como espectador, a Igreja sugere que os fiéis coloquem-se ao lado de Jesus, para assumir com Ele os riscos do seguimento, para assim participar igualmente de sua Glória. “Participar da Eucaristia não pode ser mero cumprimento de preceito religioso. Deve ser comprometimento com o que se celebra. Recebemos o corpo e sangue do Senhor para nos tornarmos sua presença no mundo atual. Assim como o Senhor amou até o fim, comungamos para amar com esse amor com o qual somos amados”, explica Marcus Mareano nos roteiros homiléticos para a Ceia do Senhor.

Para refletir sobre o seguimento de Jesus sob a ótica do amor, a PAULUS Editora sugere os títulos abaixo:

Jesus, uma biografia

 

Em “Jesus – Uma Biografia”, o autor Armand Puig i Tàrrech procura responder algumas perguntas essenciais: Quem era Jesus? Quais foram seus sonhos, projetos, esperanças? A publicação se baseia nas fontes sobre Jesus: romano, judeu e cristã. De acordo com Puig, os quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são as principais fontes históricas sobre Cristo: “todos os quatro evangelhos são lidos com rigor crítico, e essa análise mostra que são fontes historicamente confiáveis”. Saiba mais.

 

 

Como ler o evangelho de João

 

O livro “Como ler o Evangelho de João – o caminho da vida”, de José Bortolini faz parte da série Como ler a Bíblia e tem a finalidade de ajudar o leitor com chaves de leitura que colaboram para compreensão do livro bíblico em seu conjunto. O Evangelho de João mostra que a prática de Jesus se resume num compromisso contínuo e pleno com a vida do povo que sofre, por isso, a obra também propõe um roteiro de leitura com os pés no chão da existência, sem perder de vista os anseios de vida e liberdade do nosso povo. Saiba mais.

 

 

Lendo o evangelho segundo João – Para que todos tenham vida

 

A obra “Lendo o Evangelho Segundo João”, de Pedro Lima Vasconcelos, traz um estudo sobre os textos onde, segundo o autor, Jesus aparece de uma forma muito distinta daquela encontrada nos outros evangelhos que compõem o Novo Testamento: não conta parábolas; fala coisas que ninguém entende; faz longos discursos etc. Por isso, nos primeiros séculos, o Evangelho segundo João foi visto com suspeita por alguns grupos cristãos e com entusiasmo por outros. Vasconcelos descreve este evangelho como um tesouro misterioso, que não entrega os seus segredos facilmente. Saiba mais.