Dicas de leitura: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo | Paulus Editora

Notícias

31/05/2021

Dicas de leitura: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Na quinta-feira, 3 de junho, celebra-se a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Apenas em 1317 que o Papa João XXII estendeu a celebração a toda Igreja.

Nos roteiros homiléticos da Revista Vida Pastoral, Ir. Izabel Patuzzo explica que a Eucaristia é o memorial da Páscoa de Jesus, não apenas uma lembrança, mas a participação no mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “Comungar o corpo e sangue do Senhor é comungar de sua missão de servir e doar a vida. Ele mesmo garantiu: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue terá a vida eterna” (Jo 6,54); isto é, participamos de sua vida quando entramos na mesma dinâmica e espírito de sua proposta de salvação”, afirma a religiosa.

Para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, a PAULUS indica títulos que falam sobre a Eucaristia e visam ajudar os fiéis na compreensão de sua fé. Confira:

A Eucaristia: Jesus Cristo se faz alimento para uma refeição espiritual na Igreja

 

 

Parte da coleção Teologia Hoje, a obra “A Eucaristia – Jesus Cristo se faz alimento para uma refeição espiritual na Igreja”, de autoria do Pe. Luiz Antonio Miranda, convida o leitor a mergulhar no sentido mais profundo da sagrada comunhão. O livro é fruto de anos de estudo e meditação, resultando numa publicação teológica, bíblica e sacramental. Saiba mais.

 

 

Como participar da Eucaristia? – Catequese sobre a missa

 

A obra foi elaborada pouco tempo antes do falecimento do autor, e tem como objetivo auxiliar os cristãos a compreenderem a riqueza da celebração eucarística. Organizado em 12 capítulos, o título é um excelente instrumento para dinamizar as equipes nas paróquias e comissões diocesanas por meio de encontros de formação. Além disso, o texto ressalta que é preciso conhecer Jesus, fazer com ele a experiência de fé como fizeram os apóstolos para celebrar e vivê-lo pelo testemunho cristão. Saiba mais.

 

Eucaristia: a família de Deus em festa

 

Com linguagem simples, Pe. Gregório Lutz convida o leitor a refletir sobre o aspecto essencial da celebração eucarística: o estar junto de Deus. Em 12 capítulos, o livro discorre sobre os detalhes necessários para a Ceia do Senhor acontecer, como o preparo cuidadosamente do ambiente, a escolha das músicas, etc. Pe. Lutz também ressalta: a missa é para todos, e cada um é fundamental para ela acontecer. Saiba mais.

 

 

Eucharistia: Enciclopédia da Eucaristia

 

De inspiração católica e abertura ecumênica, a obra “Eucharistia – Enciclopédia da Eucaristia” é a reunião de vários artigos redigidos por pouco mais de 80 escritores originários dos cinco continentes e pertencentes a diversas denominações cristãs. Publicado pela PAULUS, o livro foi organizado pelo padre Maurice Brouard, sacerdote da Congregação do Santíssimo Sacramento, fundador do Centro Eucharistia, em Roma. Saiba mais.

 

 

Ministério da presidência: a arte de presidir a Eucaristia

 

A obra oferece formação para quem se prepara para o ministério da presidência e auxilia na compreensão desta função. O princípio norteador da reflexão proposta nesta obra é a Sacrosanctum concilium, a reforma litúrgica pós-conciliar e a experiência eclesial de mais de meio século. O livro é uma formação acerca do tema, onde o objetivo é que o leitor possa valorizar a liturgia como ação e festa do povo de Deus que necessita ser animada e celebrada por todos e todas sob a coordenação do presidente da assembleia litúrgica. Saiba mais.