Dicas de leitura: Memória de São Paulo VI | Paulus Editora

Notícias

27/05/2021

Dicas de leitura: Memória de São Paulo VI 

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo sábado, 29 de maio, a Igreja celebra a memória de São Paulo VI. Chamado pelo Papa Francisco como o “Papa da modernidade”, Giovanni Battista Montini nasceu no dia 26 de setembro de 1897 em Concesio, na região italiana da Lombardia, e foi ordenado sacerdote aos 22 anos. Doutor em filosofia, direito civil e direito canônico, serviu à diplomacia da Santa Sé e à pastoral universitária italiana.

A partir de 1937, foi colaborador direto do Papa Pio XII. Durante a II Guerra Mundial estava no Vaticano, e ajudou na acolhida aos refugiados e judeus. Em 1954, foi nomeado arcebispo de Milão. Criado cardeal pelo Papa João XXIII em 1958, participou nos trabalhos preparatórios do Concílio Vaticano II. Em 21 de junho de 1963 foi eleito Papa.

Depois de São Pedro, Paulo VI foi o primeiro Papa a viajar para a Terra Santa, em 1964. Lá, encontrou-se com o patriarca ortodoxo Atenágoras I. O pontífice ficou conhecido por sua abertura ao diálogo ecumênico, aproximando-se da Igreja Anglicana e de diversos líderes das Igrejas Ortodoxas do Oriente. Escreveu sete encíclicas, entre as quais a Humanae vitae (1968) e a Populorum progressio (1967). Foi beatificado em 2014 e canonizado em 2018 por Papa Francisco.

Para celebrar esta data, a PAULUS sugere dois títulos que falam da importância do magistério de São Paulo VI. Confira abaixo:

Paulo VI – o santo da modernidade

 

A obra de Domenico Agasso Jr. e Andrea Tornielli traz os passos de Paulo VI, nascido Giovanni Battista Montini, que foi proclamado beato e santo pelo seu quarto sucessor. Os autores apresentam uma extensa pesquisa sobre a linha de chegada aos altares para o Papa Montini e suas contribuições para a evolução da Igreja. Muitas páginas do relato contido neste livro têm como base o livro Le chiavi pesanti (As chaves pesadas), que veio à luz pouco depois da morte de Papa VI. Saiba mais.

 

 

Ser mais – Ensinamentos de São Paulo VI

 

O livreto “Ensinamentos de São Paulo VI” apresenta pensamentos e meditações do Papa São Paulo VI, canonizado em 14 de outubro de 2018. Na publicação, o leitor encontrará diversas reflexões de temas variados, como vocação, valores, esperança, misericórdia e fraternidade. Em formato de bolso e elaborado em papel couchê, o livro traz belíssimas imagens e ilustrações que acompanham os pensamentos de São Paulo VI. Saiba mais.

 

Documentos de Paulo VI

 

Para quem busca aprofundar seu conhecimento na fé, a PAULUS apresenta a edição em capa dura dos principais documentos do Papa São Paulo VI.  O contexto desse volume de documentos está ligado ao Vaticano II em alguns objetivos, como a exposição doutrinal da natureza da Igreja; a renovação interior da Igreja; o incremento da unidade dos cristãos e o diálogo com o mundo. Dentre os documentos apresentados no livro estão: Ecclesiam suam; Mysterium fidei; Populorum Progressio, Humanae Vitae, Octogesima Adveniens, Evangelii Nuntiandi e Sacerdotalis Caelibatus. Saiba mais.

 

Credo do povo de Deus

 

No encerramento do Ano da Fé de 1968, o Papa Paulo VI proferiu uma profissão de fé, segundo o próprio pontífice “suficientemente explícita e completa para satisfazer, de maneira adequada, à necessidade de luz que angustia tantos fiéis e todos aqueles que no mundo buscam a Verdade, seja qual for o grupo espiritual a que pertençam”. Confira esta obra, apresentada na versão da PAULUS Portugal. Saiba mais.