Dicas de leitura: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil | Paulus Editora

Notícias

09/06/2021

Dicas de leitura: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo dia 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial contra o trabalho infantil. A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2019, 4,6% das crianças brasileiras estavam em situação de trabalho infantil, o que corresponde a 1,8 milhão de crianças. Por lei, no Brasil, qualquer forma de trabalho é proibido para crianças até 13 anos.

Na Declaração Universal dos Direitos da Criança, no princípio 7, consta: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”. Infelizmente, muitas crianças ainda estão expostas a situações de trabalho infantil, muitas vezes trabalho escravo, sem acesso à saúde, alimentação, cuidados e educação.

Para ajudar na reflexão deste tema, a PAULUS indica títulos que abordam a questão e falam sobre os direitos das crianças e como fomentar nos pequenos as boas práticas no convívio social e familiar. Confira:

Eu me declaro criança

Em “Eu me declaro criança”, o autor Ronaldo Monte escreve poemas baseados nos Princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Com uma proposta que encanta crianças e jovens, a obra infantojuvenil conta com belíssimas ilustrações, de cores suaves e traços leves, aliadas à linguagem poética que, para cada direito, apresenta um poema. No decorrer da obra, que aborda dez Princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, o leitor encontrará um poema referente ao direito citado. Saiba mais. 

Jogo limpo, diversão garantida – Um guia infantil para esportes e jogos

Da coleção Terapia Infantil, apresentamos a obra de Daniel Grippo, “Jogo limpo, diversão garantida – Um guia infantil para esportes e jogos”. A obra trata de temas importantes, como a competição saudável, a amizade, o respeito pelo outro, a pressão e cobrança dos pais e dos treinadores, dicas de segurança para a prevenção de acidentes durante as brincadeiras, dicas de como ser um bom esportista e como encarar perdas e falhas, com enfoque ao esporte e às competições. O livro conta com lindas ilustrações que incentivam a leitura e é ótima ferramenta de reflexão e formação para pais e filhos. Saiba mais. 

100 coisas maravilhosas para manter as crianças ocupadas e diverti-las

Em “100 coisas maravilhosas para manter as crianças ocupadas e diverti-las”, da PAULUS, Pam Schiller e Joan Rossano reuniram 100 atividades para incentivar os pequenos a desenvolver suas habilidades básicas, como criatividade, coordenação e sociabilidade. Pam e Joan sugerem jogos, projetos e aventuras que fazem as crianças planejarem, investigarem, brincarem e descobrirem um mundo novo, repleto de experiências enriquecedoras. Trata-se de dicas de atividades – a maioria delas pode ser feita com materiais recicláveis e reutilizáveis – para se fazer ao ar livre, para dançar e movimentar-se, para tornar o mundo melhor. Saiba mais.

 

O imaginário da criança dentro de nós

A arte e a literatura são poderosas ferramentas de encontro, aceitação e transformação de nossas imagens internas. Graças a elas, podemos dar novo significado a imagens e histórias, ampliando nossa consciência sobre nós mesmos e sobre o sentido de nossas vidas. Como terapeuta de crianças e adultos, Mônica Guttmann busca facilitar o encontro de cada pessoa com a criança que é, foi e permanecerá sendo ou deseja transformar. Neste livro, ela compartilha alguns sentimentos, algumas reflexões, experiências, atividades e propostas que visam ampliar a compreensão desse poderoso e fértil cenário que nos habita. Saiba mais.

 

 

Divirta-se com segurança – Um manual para que as crianças permaneçam saudáveis e felizes

O livro “Divirta-se com segurança”, da Coleção Terapia Infantil, acentua a necessidade de que as crianças sejam acompanhadas com amor, por uma família que está unida, e tenham orientações claras sobre a vida. Esses cuidados permitirão que as crianças entrem no mundo real, a cada dia de suas vidas, preparadas para fazer deste mundo um, lugar melhor e mais seguro. Saiba mais.