Dicas de leitura: Dia Internacional da Terra | Paulus Editora

Notícias

20/04/2021

Dicas de leitura: Dia Internacional da Terra

Por Imprensa

No próximo dia 22 de abril é celebrado o Dia Internacional da Terra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, mas recorda um evento ocorrido em 1970, nos Estados Unidos.

Naquele ano, o senador Gaylord Nelson, inspirado pelo movimento estudantil contra a guerra, convocou os estudantes americanos a manifestarem-se contra a poluição do ar, da água e a destruição do meio-ambiente.

O movimento ganhou centenas de apoiadores e, no final de 1970, foi criada a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, além da aprovação de diversas leis de proteção ambiental. A partir de 1990, o movimento torna-se global, reunindo iniciativas realizadas em todos os continentes através do site www.earthday.org.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora sugere títulos que falam sobre a conservação ambiental, a preservação da fauna e da flora e a importância da valorização da cultura dos povos originários. São publicações indicadas para toda a família. Confira!

O tribunal dos bichos

A obra “Tribunal dos Bichos”, escrita por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, onde, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas. Relatos das vítimas do tráfico de animais silvestres e de experiências em laboratório surgiam de todas as partes do mundo. Tais ações levaram os bichos a se reunir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. O autor ainda apresenta, ao final do volume, um interessante vocabulário ecológico com os termos grifados do texto. Saiba mais.

 

A terra sem males – mito guarani

A publicação “A terra sem males – Mito guarani”, da PAULUS Editora, fala do profundo anseio do ser humano por um mundo melhor, mais feliz, sem guerras e sem maldades. No livro, Guirapoty parte com sua família em direção ao mar para escapar do incêndio que vai acabar com a terra, mas o pajé prevê que logo aconteceriam enchentes, e, para proteger sua família, ele constrói uma casa. A obra apresenta também uma seção informativa, na qual o leitor tem a oportunidade de conhecer o sentido do mito, bem como os elementos da história e da cultura indígena no Brasil. Saiba mais.

 

Contos e lendas da terra do sol

Escrito por Marco Haurélio e Wilson Marques, o livro “Contos e Lendas da Terra do Sol” é uma homenagem às regiões que, segundo os autores, não são conhecidas dos geógrafos: os reinos desconhecidos, países de opulências e maravilhas. O título “A Terra do Sol” faz referência ao Nordeste, região cujos biomas predominantes, a caatinga e o cerrado, serviram de cenário para muitas sagas e alimentam ainda o imaginário de muitos contadores de histórias. De acordo com os autores, todas as histórias são raros exemplos da riqueza da cultura popular brasileira, ainda viva em pleno século XXI. Saiba mais.

 

 

Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos

A obra “Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos”, publicado pela PAULUS Editora, é uma coletânea de 31 histórias dos vários povos africanos. Segundo o autor Celso Sisto, os contos trazidos na obra são herança e patrimônio da humanidade. Colorido, com várias ilustrações do próprio autor, a obra traz histórias como A tartaruga e o elefante; Makoma, o maioral e Omar, as mil ramas de açafrão e os escorpiões, entre outras. A obra faz parte da coleção Lendas e Contos, e oferece ao leitor uma festa de cores, sabores, nomes, fatos, feitos e fantasias de um continente rico pela sua beleza natural, cultura e povo. Saiba mais.