Conheça a vida mística de Santa Hildegarda de Bingen, doutora da Igreja | Paulus Editora

Notícias

15/09/2023

Conheça a vida mística de Santa Hildegarda de Bingen, doutora da Igreja

Por Imprensa

Neste domingo, 17 de setembro, a Igreja Católica faz memória da vida de santidade da monja alemã beneditina Santa Hildegarda de Bingen (1098–1179), grande mística, teóloga, compositora, poetisa, médica informal, escritora e doutora da Igreja, que viveu durante a Idade Média. 

Nascida no castelo de Böckekheim, na região do rio Reno, em 1098, conforme o costume da época, aos anos de idade foi entregue aos cuidados de religiosas do convento das monjas beneditinas. No convento optou por seguir na vida religiosa aprendendo sobre os principais ensinamentos da vida cristã e o amor a Jesus Cristo e sua missão evangelizadora e desprendida das coisas do mundo. 

Em 1136, após a morte superiora Jutta, Santa Hildegarda passa a dirigir o convento. Sua biografia relata que além de cuidar deste convento, a Santa fundou mais outros dois: em 1447, o de Bingen e, em 1165, o de Eibingen, ambos na Alemanha. Desde sua infância, ela já demonstrava sinais de santidade, sua biografia revela que Hildegarda tinha visões místicas, definidas por ela como “lux vivens”, isto é, a “luz vivificante” que identificou com sendo a voz do Espírito Santo que a pediu que escrevesse todas as revelações que lhes seriam feitas, atualmente disponíveis no Brasil. 

Santa Hildegarda de Bingen destacou-se em várias áreas do conhecimento humano, possuía grande entendimento sobre artes plásticas, literatura, música e nos conhecimentos sobre medicina e ciências naturais, que mais tarde também foram reconhecidos cientificamente. 

Após ficar muito doente, Santa Hildegarda de Bingen faleceu aos 82 anos, em 17 de setembro de 1179, no convento de Bingen. Por sua vida dedicada ao Senhor, Santa Hildegarda continua a influenciar a espiritualidade católica e outras áreas do conhecimento por meio de seus escritos e descobertas. Seus escritos são traduzidos em diferentes lugares do mundo. 

Santa Hildegarda de Bingen foi canonizada em 1584, pelo Papa Gregório XIII. Em 7 de outubro de 2012, o Papa Bento XVI a proclamou Doutora da Igreja. Para celebrar a data e conhecer os ensinamentos e as experiências místicas de Hildegarda, a PAULUS Editora sugere a leitura da obra “Scivias (Scito Vias Domini) — Conhece os caminhos do Senhor”, escrita pela santa. Confira!

Scivias (Scito Vias Domini) – Conhece os caminhos do Senhor

 

 

 

Escrito por Santa Hildegarda, o livro Scivias (Scito Vias Domini) – Conhece os caminhos do Senhor, apresenta aos leitores as 26 visões da monja alemã do século XII, escritas inicialmente no formato literal, da forma como a religiosa as concebeu e em seguida são explicadas exegeticamente. Saiba mais.