Conheça a biografia de Santa Luzia, a Santa protetora dos olhos | Paulus Editora

Notícias

07/12/2021

Conheça a biografia de Santa Luzia, a Santa protetora dos olhos

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Em 13 de dezembro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santa Luzia, a Santa protetora dos olhos.  Luzia nasceu por volta do ano 290 d.C. em Siracusa, Sicília, na Itália, por volta do século III.  A biografia da Santa narra que ela nasceu em uma família de origem rica, que a ensinou os valores cristãos.

O pai de Luzia, que talvez se chamasse Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, assim foi criada pela mãe, Eutíquia, da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus Cristo. Foi por intermédio da mãe que Luzia conheceu as histórias dos primeiros cristãos, o martírio deles por amor a Jesus e, assim crescendo, decidiu consagrar-se, unindo-se ao Cristo como uma esposa, com voto de viver integralmente a virgindade perpétua.

Entretanto, sua história conta que antes de traçar o caminho definitivo para a santidade, Santa Luzia passou por grandes provações e tribulações.  Foi prometida em casamento a um jovem pagão, foi acusada injustamente por não querer se casar, insistiu em sua vocação religiosa, vendeu todos os seus bem para dar aos mais pobres, foi perseguida pelas autoridades de sua época, sendo condenada à morte por não negar a sua fé. Santa Luzia foi decapitada em 13 de dezembro do ano 303. Conta-se a história que antes da sentença final, teriam arrancado os seus olhos. Desde então, Santa Luzia foi reconhecida pela Igreja por seu testemunho de fé e entrega total aos planos de Deus, tendo defendido até os seus últimos dias, o amor e à fidelidade da sua vocação cristã.

Para celebrar a data, a PAULUS indica duas obras que relatam a vida da Santa, assim como algumas sugestões para rezar e pedir sua santa intercessão para a cura de doenças dos olhos ou da cegueira, entre outras preces. Confira!

Santa Luzia – O  brilho de uma a luz – A protetora dos olhos  

 

O livro é mais que um mero relato da vida de Santa Luzia. Ao longo de suas páginas, o autor deseja sublinhar algumas passagens da história de sua vida. De acordo com o autor, o volume não pretende escrever a história de forma factual, mas reconstruir a sua história em forma de meditação, em meio às dificuldades pelas quais passara. Saiba mais!

 

 

Novena Santa Luzia

 

 

Santa Luzia, virgem e mártir, é a protetora dos olhos. Essa novena, para uso individual ou comunitário, é composta por indicações de leituras bíblicas, orações, preces e um breve histórico de Santa Luzia. Saiba mais!