Confira as dicas de leitura da PAULUS Editora para celebrar o Dia dos Pais | Paulus Editora

Notícias

08/08/2022

Confira as dicas de leitura da PAULUS Editora para celebrar o Dia dos Pais

Por Imprensa

Dia dos Pais: Tempo de compreensão, reflexão e valorização da figura paterna

No próximo dia 14 de agosto, celebra-se o “Dia dos Pais”. Este dia traz reflexões sobre a importância da figura paterna para a estrutura e seio familiar. Nesta data, muitas são as manifestações de carinho e afeto para homenagear a imagem do homem de diferentes endereços e rostos, considerados por muitos como o alicerce da família e peça fundamental na educação, no sustento e formação de valores de seus filhos e filhas.

Segundo informações, a data do “Dia dos Pais” já era celebrada desde 1910 nos Estados Unidos, depois passou a ser comemorada no Brasil a partir do dia 16 de agosto do ano de 1953, motivada apenas pelo lado comercial. Logo após, a data foi veiculada às reflexões sobre a paternidade consciente e, em comemoração ao dia de São Joaquim, Pai de Maria e Avô de Jesus. Na época, o dia de São Joaquim era comemorado em 16 de agosto, em seguida, foi transferido para o dia 26 julho, conforme orientação do Papa Paulo VI. Entretanto, a data do “Dia dos Pais”, continuou a ser celebrada em agosto, de modo especial, no segundo domingo.

Em suas catequeses, o Papa Francisco enfatiza a importância da missão do pai na constituição da família. “O pai deve estar presente na família, que seja próximo da mulher, para compartilhar tudo, alegrias e tristezas, fadigas e esperanças. E deve estar próximo dos filhos em seu crescimento: quando brincam e quando se empenham, quando ousam ou hesitam, quando erram e voltam atrás. Pai presente, sempre! Presente não significa controlador, pois pode anular o filho”, afirma o Santo Padre.

Para Francisco, a Igreja deve empenhar-se com todas as suas forças para apoiar a presença boa dos pais nas famílias, pois esses são para as novas gerações – protetores e mediadores insubstituíveis da fé na bondade, da fé na justiça e na proteção de Deus, assim como São José foi para o menino Jesus e, especialmente na condução da Sagrada Família.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora apresenta algumas sugestões de leitura para presentear esses homens tão especiais que, em sua maioria, lutam diariamente para oferecer o melhor para os seus filhos.  São livros que favorecem o diálogo e trazem o tema da paternidade apoiando-se também na figura de São José. Confira:  

José no mistério da encarnação: Aspectos teológico-pastorais para a paternidade responsável

 

 

A paternidade responsável é o tema central deste livro. Considerando a encarnação do Verbo, constata-se que Jesus foi confiado a uma família, cujo pai era José, esposo de Maria. José foi escolhido por Deus para ser o pai legal de Jesus. A sua paternidade tornou-se a base de apoio para seu filho a partir de sua condição de esposo. Saiba mais!

 

 

Por que você não fala comigo? Diálogos e conflitos entre pais e filhos adolescentes

 

 

Por que de repente os pais não conseguem mais conversar com os filhos? O que se quebra? Procuram conquistar a independência? Querem ser mais livres? E os pais estão prontos para viver essas novidades, junto aos seus filhos? Conseguem mudar a linguagem? Este livro procura responder a essas e outras interrogações. Saiba mais!

 

 

 

São José – Papa Francisco

 

O livro “São José” compõe-se de um ciclo de discursos catequéticos sobre São José, pronunciados durante várias audiências do papa Francisco ocorridas  entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. As audiências em questão versam sobre os seguintes temas: São José e o ambiente em que viveu; São José na história da salvação; José, homem justo e esposo de Maria; São José, homem do silêncio; São José, migrante perseguido e corajoso; São José, o pai  adotivo de Jesus e São José, o carpinteiro. Saiba mais!

 

 

Para além de regras e limites: um guia para pais e educadores

 

Escrito por Luciana Maria Caetano, a presente obra aponta caminhos para um desenvolvimento socioemocional saudável, sobretudo para quem está no processo de autodescoberta e crescimento. Este livro sugere caminhos que irão auxiliar na reflexão da educação, seus entraves e principais mudanças cotidianas. Para a autora, falar de autoridade, disciplina, respeito e limites, nos dias de hoje, é algo extremamente difícil, delicado e, ao mesmo tempo, necessário. O livro destina-se para pais, professores, orientadores vocacionais, pedagogos, psicólogos e profissionais da área da saúde, em geral. Saiba mais.

 

Simplesmente José – Romance Baseado na Vida do Pai Adotivo de Jesus

 

 

Neste romance em primeira pessoa baseado na vida de São José, o artesão de Nazaré, chamado por Deus para ser esposo de Maria, pai adotivo de Jesus e guardião da Sagrada Família, narra ao leitor sua história – uma história de fé e obediência, guiada pelo mistério e marcada pela luz e amor divinos. Para reconstruir a vida desconhecida do pai de Jesus, o autor se baseia nos textos bíblicos, nos livros apócrifos e em uma ampla literatura josefina, apresentando-nos um José extremamente humano e sensível. Saiba mais!