Confira alguns títulos da PAULUS que exaltam a vida e a obra de Santo Antônio | Paulus Editora

Notícias

11/06/2021

Confira alguns títulos da PAULUS que exaltam a vida e a obra de Santo Antônio

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo dia 13 de junho, a Igreja celebra a memória de um dos santos mais conhecidos no mundo: Santo Antônio de Pádua. Também chamado por Santo Antônio de Lisboa, ou somente “o santo”, como ainda é invocado em Pádua, o santo franciscano nasceu em 1195 em Portugal, com o nome de Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo.

Aos 15 anos, entrou no colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho, onde foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Em 1220, ao conhecer cinco franciscanos missionários, que depois foram martirizados no Marrocos, decidiu entrar na Ordem dos frades mendicantes, onde recebeu o nome de Antônio.

Nunca chegou ao destino final, Marrocos. Durante a viagem ficou doente e depois, por causa de um acidente, o barco foi levado para a costa da Itália, onde encontrou-se com São Francisco de Assis. Foi designado para a província franciscana da Romagna e viveu a vida eremítica num convento perto de Forli. Incumbido das humildes funções de cozinheiro, Frei Antônio viveu na obscuridade até que os seus superiores, percebendo seus extraordinários dons de pregador, enviaram-no pela Itália setentrional e pela França a fim de pregar nos lugares onde a heresia dos albigenses era mais forte.

Antônio teve finalmente uma morada fixa no convento de Arcella, a um quilômetro dos muros de Pádua. Daí saía para pregar aonde quer que fosse chamado. Em 1231, o ano em que sua pregação atingiu o vértice de intensidade e se caracterizou por conteúdos sociais, Antônio foi atingido por uma doença inesperada e foi transportado do convento de Camposampiero a Pádua num carro de feno. Morreu em Arcella a 13 de junho de 1231. “O santo” por antonomásia, como era chamado em Pádua, foi canonizado no Pentecostes de 1232, apenas um ano após a morte, apoiado por uma popularidade que sempre cresceria de época em época.

Para celebrar este grande santo, a PAULUS indica títulos que falam da vida e da obra de Santo Antônio. Muito mais que o “santo casamenteiro”, Santo Antônio deve ser um exemplo de proximidade com a Palavra de Deus, vida de oração e compromisso com os mais necessitados. Confira os títulos indicados:

Santo Antônio de Pádua – Sermões: do Domingo da Septuagésima a Pentecostes vol.1

 

A PAULUS Editora apresenta a obra “Santo Antônio de Pádua – Sermões: do Domingo da Septuagésima a Pentecostes vol. I”. Este livro oferece um estudo dos registros deixados por um dos grandes santos populares, frade franciscano e doutor da Igreja – Santo Antônio de Pádua. O volume, com tradução e apresentação de Paulo Augusto da Silva (em memória) e Tiago Risi Leme, é a mais nova publicação da coleção “Clássicos do Cristianismo”, que traz ao público os ensinamentos históricos de grandes místicos da Igreja e importantes figuras do Cristianismo. Saiba mais.

 

Santo Antônio de Pádua: por onde passa, entusiasma

 

“Santo Antônio de Pádua – Por onde passa”, publicado pela PAULUS Editora, faz parte da coleção Biografias. Escrita por Domenico Agasso Jr, o livro reúne a trajetória e o exemplo de vida de Antônio de Pádua, proclamado doutor da Igreja em 1946, pelo papa Gregório IX. De acordo com o autor, Santo Antônio ensina a não permanecer atrelado demais ao passado, assim como a não viver de saudosismo. Ele também convida todos a aprender com os erros cometidos, dedicar o tempo presente a buscar e usufruir das verdadeiras alegrias e a reforçar a vontade de futuro. Saiba mais.

 

Palavra de Santo Antônio – Prédica, simbologia animal e pecados capitais

Publicado pela PAULUS Editora, a obra “Palavra de Santo Antônio – Prédica, simbologia animal e pecados capitais”, escrita por Glícia Campos, tem o objetivo de analisar o sermão “Pecados capitais e hipocrisia, simonia, detração e adulação”, localizado no conjunto de escritos antonianos que faziam parte dos bestiários medievais. A obra, que teve como origem a tese de doutorado de Glícia Campos, foi adaptada com a finalidade de tornar a leitura mais dinâmica, de modo a atender não somente ao meio acadêmico, mas também a um público amplo de leitores que se interessam pela Idade Média, hagiografia, prédica, retórica e pelo Cristianismo. Saiba mais.

 

Santo Antônio contra o mundo – A história do grande santo para os nossos tempos

 

A obra “Santo Antônio contra o mundo – A história do grande santo para os nossos tempos”, escrita por Dionísio Pedro de Alcântara Lisbôa, traz uma nova luz sobre a vida de Santo Antônio, seu caminho trilhado, que não é outro senão o da humildade, da oração, da amizade, da bondade e do amor, para chegar ao coração de Jesus Cristo. O livro é baseado em um árduo trabalho de diversos outros biógrafos antonianos, sendo remoídas a um estilo mais atual, tornando o texto leve e compreensível. Ouça também o episódio 26 do Podcast PAULUS, onde o autor fala sobre a obra. Saiba mais.

 

Devocionário de Santo Antônio – Novena, Trezena, orações diversas

 

Como parte da coleção Novenas e orações, o livro “Devocionário de Santo Antônio – Novena, Trezena, orações diversas” traz para o leitor diversas orações a Santo Antônio. A obra, que está na 6ª reimpressão, conduz o leitor à prática devocional, trazendo o roteiro de diversas orações ao santo paduano. Saiba mais.