A árvore dos meus dois quintais – Um livro sobre amizade e amor à natureza | Paulus Editora

Notícias

14/09/2021

A árvore dos meus dois quintais – Um livro sobre amizade e amor à natureza

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





No próximo dia 21 de setembro, é comemorado o “Dia da Árvore”, grande símbolo da natureza. A data foi instituída no Brasil em 24 de fevereiro de 1965, em virtude do início da primavera. Este dia é oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais. Além disso, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, para a sobrevivência humana e dos animais, pois aumentam a umidade do ar, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem as altas temperaturas, servem de abrigo para diversas espécies de animais e geram o mais variados frutos que servem de alimento, entre outras funções econômicas quando bem utilizadas.

Para refletir a data, a PAULUS destaca a obra infantil “A árvore dos meus dois quintais”, escrita por Jonas Ribeiro. Numa história envolvente, que aborda a magia da imaginação, o autor conta a história de um menino e sua amizade com uma árvore do quintal de casa. O presente enredo conduz o leitor a refletir sobre o carinho e o respeito presentes nesta relação. “Sem gente e sem árvores ao nosso redor, nada feito, a vida fica completamente desprovida de sentido”, reflete o autor.

De acordo com a obra, uma árvore não substitui outra árvore. Nem um amigo substitui outro amigo: árvores e amigos são insubstituíveis. Segundo o enredo, é essa a conclusão à qual chega o protagonista desta história, um garoto que nutre uma bela relação de amizade com uma árvore especial. Um dia, ele percebe que outra também cresce dentro de si e entende que existem dois quintais: um na residência onde mora e outro na sua imaginação. A narrativa também ressalta como os amigos são indispensáveis para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social do ser humano. “A árvore dos meus dois quintais” faz parte da coleção Arteletra, que alia a força da narrativa e ilustrações convidativas para refletir em família sobre a urgente valorização e preservação ambiental. Saiba mais!