21 – TERÇA-FEIRA | Paulus Editora

Liturgia Diária
21 – TERÇA-FEIRA

3ª SEMANA DA PÁSCOA

(branco – ofício do dia)

Louvai o nosso Deus, todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes, pois chegou a salvação, o poder, o Reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, aleluia (Ap 19,5; 12,10).

Jesus é o pão da vida que desceu do céu. Na Palavra e na Eucaristia, somos alimentados por ele, que nos fortalece para anunciar sua salvação, especialmente aos que se recusam a abraçar a fé. Alegres celebremos o mistério pascal do Senhor!

Primeira Leitura: Atos 7,51-8,1

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da Lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e, como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei por meio de anjos e não a observastes!” 54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou, dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isso, morreu. 8,1Saulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 30(31)

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

1. Sede uma rocha protetora para mim, / um abrigo bem seguro que me salve! / Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra, orientai-me e conduzi-me! – R.

2. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vós me salvareis, ó Deus fiel! / Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, / vosso amor me faz saltar de alegria. – R.

3. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo / e salvai-me pela vossa compaixão! / Na proteção de vossa face os defendeis, / bem longe das intrigas dos mortais. – R.

Evangelho: João 6,30-35

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o pão da vida, / quem vem a mim não terá fome; / assim nos fala o Senhor (Jo 6,35). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O Salmo 78,24 diz: “Abriu as portas do céu, fazendo chover sobre eles maná para comer, e lhes deu trigo do céu”. A esse sinal extraordinário de Deus no deserto fazem referência os judeus, exigindo, assim, que Jesus também dê um sinal semelhante para provar sua divindade. Obviamente, querem provocá-lo, pois os sinais que Jesus deu são semelhantes a esse, por exemplo, na multiplicação dos pães e peixes. Por mais sinais materiais que Jesus dê, os judeus são incapazes de crer, porque têm o coração endurecido e os olhos vendados. Jesus é o verdadeiro “maná”, que veio do céu para alimentar de modo definitivo. Ele é o pão da vida, quem dele se alimentar nunca mais terá fome ou sede. E nós podemos nos alimentar dele todos os dias, participando da missa e comungando do seu corpo e sangue consagrados e distribuídos a todos no sacramento da Eucaristia.

(Dia a dia com o Evangelho 2026)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar