Santa Águeda, virgem e mártir
Do casto sois modelo, / do mártir, fortaleza; / a ambos dais o prêmio: / ouvi-nos com presteza.
Louvamos esta virgem / tão grande e de alma forte, / por duas palmas nobre, / feliz por dupla sorte.
Fiel no testemunho, / do algoz o braço armou, / e a vós, na confiança, / o espírito entregou.
Vencendo assim as chagas / e o seu perseguidor, / e o mundo lisonjeiro, / a fé nos ensinou.
Por sua intercessão, / as culpas perdoai. / E, livres do pecado, / na graça nos guardai.
Jesus, da Virgem Filho, / louvor a vós convém, / ao Pai e ao Espírito / nos séculos. Amém.
Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
– Ó Senhor, escutai minha prece, * / ó meu Deus, atendei minha súplica! / – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * / escutai-me por vossa justiça!
= Não chameis vosso servo a juízo, † / pois diante da vossa presença * / não é justo nenhum dos viventes.
– O inimigo persegue a minha alma, * / ele esmaga no chão minha vida / – e me faz habitante das trevas, * / como aqueles que há muito morreram. / – Já em mim o alento se extingue, * / o coração se comprime em meu peito!
= Eu me lembro dos dias de outrora † / e repasso as vossas ações, * / recordando os vossos prodígios. / = Para vós minhas mãos eu estendo; † / minha alma tem sede de vós, * / como a terra sedenta e sem água.
– Escutai-me depressa, Senhor, * / o espírito em mim desfalece! / = Não escondais vossa face de mim! † / Se o fizerdes, já posso contar-me * / entre aqueles que descem à cova!
– Fazei-me cedo sentir vosso amor, * / porque em vós coloquei a esperança! / – Indicai-me o caminho a seguir, * / pois a vós eu elevo a minha alma! / – Libertai-me dos meus inimigos, * / porque sois meu refúgio, Senhor!
– Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * / porque sois o meu Deus e Senhor! / – Vosso Espírito bom me dirija * / e me guie por terra bem plana!
– Por vosso nome e por vosso amor * / conservai, renovai minha vida! / – Pela vossa justiça e clemência, * / arrancai a minha alma da angústia!
Glória. Ant. 1. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
= Alegrai-vos com Sião † / e exultai por sua causa, * / todos vós que a amais; / – tomai parte no seu júbilo, * / todos vós que a lamentais!
= Podereis alimentar-vos, † / saciar-vos com fartura * / com seu leite que consola; / – podereis deliciar-vos * / nas riquezas de sua glória.
= Pois assim fala o Senhor: † / “Vou fazer correr a paz * / para ela como um rio, / – e as riquezas das nações * / qual torrente a transbordar.
= Vós sereis amamentados † / e ao colo carregados * / e afagados com carícias; / – como a mãe consola o filho, * / em Sião vou consolar-vos.
= Tudo isso vós vereis, † / e os vossos corações * / de alegria pulsarão; / – vossos membros, como plantas, * / tomarão novo vigor”.
Glória. Ant. 2. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio para a nova Sião.
Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
= Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, † / cantai ao nosso Deus, porque é suave: * / ele é digno de louvor, ele o merece!
– O Senhor reconstruiu Jerusalém, * / e os dispersos de Israel juntou de novo; / – ele conforta os corações despedaçados, * / ele enfaixa suas feridas e as cura; / – fixa o número de todas as estrelas * / e chama a cada uma por seu nome.
– É grande e onipotente o nosso Deus, * / seu saber não tem medidas nem limites. / – O Senhor Deus é o amparo dos humildes, * / mas dobra até o chão os que são ímpios. / – Entoai, cantai a Deus ação de graças, * / tocai para o Senhor em vossas harpas!
– Ele reveste todo o céu com densas nuvens, * / e a chuva para a terra ele prepara; / – faz crescer a verde relva sobre os montes * / e as plantas que são úteis para o homem; / – ele dá aos animais seu alimento, * / e ao corvo e aos seus filhotes que o invocam.
– Não é a força do cavalo que lhe agrada, * / nem se deleita com os músculos do homem, / – mas agradam ao Senhor os que o respeitam, * / os que confiam, esperando em seu amor!
Glória. Ant. 3. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo.
R. O Senhor é minha força, * Ele é o meu canto. R. O Senhor.
V. E tornou-se para mim o Salvador. * Ele é o meu canto. Glória ao Pai. R. O Senhor.
Ant. Como se fosse a uma festa, caminhava a jovem Águeda com alegria para o cárcere, e pedia ao Senhor: Ajudai-me em minha luta!
Ant. Como se fosse a uma festa, caminhava a jovem Águeda com alegria para o cárcere, e pedia ao Senhor: Ajudai-me em minha luta!
Glorifiquemos a Cristo, esposo e prêmio das virgens; e lhe supliquemos com fé:
R. Jesus, prêmio das virgens, ouvi-nos!
Cristo, amado pelas santas virgens como único Esposo, concedei que nada nos separe do vosso amor. – R.
Coroastes Maria, como Rainha das virgens; concedei-nos, por sua intercessão, que vos sirvamos sempre de coração puro. – R.
Por intercessão de vossas servas, que a vós se consagraram de todo o coração para serem santas de corpo e de alma; concedei que jamais a instável figura deste mundo nos afaste de vós. – R.
Senhor Jesus, esposo por cuja vinda as virgens prudentes esperaram sem desanimar; concedei que vos aguardemos vigilantes na esperança. – R.
Por intercessão de Santa Águeda, uma das virgens sábias e prudentes, concedei-nos sabedoria e uma vida sem mancha. – R.
Ó Deus, que Santa Águeda, virgem e mártir, agradável ao vosso coração pelo mérito da castidade e pela força do martírio, implore vosso perdão em nosso favor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar