São Roque González, Santo Afonso Rodríguez e São João de Castillo, presbíteros e mártires
(I Semana do Saltério)
De Cristo o dom eterno, / dos mártires vitória, / alegres celebremos / com cânticos de glória.
São príncipes da Igreja, / na luta triunfaram. / Do mundo sendo luzes, / à glória já chegaram.
Venceram os terrores, / as penas desprezaram. / Na morte coroados, / à luz feliz chegaram.
Por ímpios torturados, / seu sangue derramaram. / Mas, firmes pela fé, / na vida eterna entraram.
Invictos na esperança, / guardando a fé constantes, / no pleno amor de Cristo / já reinam triunfantes.
Já têm no Pai a glória, / no Espírito a energia, / e exultam pelo Filho, / repletos de alegria.
Pedimos, Redentor, / unidos ser também / dos mártires à glória / no vosso Reino. Amém.
Ant. 1. Em vossa luz contemplamos a luz.
– O pecado sussurra ao ímpio * / lá no fundo do seu coração; / – o temor do Senhor, nosso Deus, * / não existe perante seus olhos. / – Lisonjeia a si mesmo, pensando: * / “Ninguém vê nem condena o meu crime!”
– Traz na boca maldade e engano; * / já não quer refletir e agir bem. / = Arquiteta a maldade em seu leito, † / nos caminhos errados insiste * / e não quer afastar-se do mal.
– Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, * / chega às nuvens a vossa verdade. / – Como as altas montanhas eternas * / é a vossa justiça, Senhor; / – e os vossos juízos superam * / os abismos profundos dos mares.
– Os animais e os homens salvais: * / quão preciosa é, Senhor, vossa graça! / – Eis que os filhos dos homens se abrigam * / sob a sombra das asas de Deus. / – Na abundância de vossa morada, * / eles vêm saciar-se de bens.
– Vós lhes dais de beber água viva, * / na torrente das vossas delícias. / – Pois em vós está a fonte da vida, * / e em vossa luz contemplamos a luz. / – Conservai aos fiéis vossa graça, * / e aos retos, a vossa justiça!
– Não me pisem os pés dos soberbos, * / nem me expulsem as mãos dos malvados! / – Os perversos, tremendo, caíram * / e não podem erguer-se do chão.
Glória. Ant. 1. Em vossa luz contemplamos a luz.
Ant. 2. Vós sois grande, Senhor-Adonai, admirável, de força invencível!
– Cantai ao Senhor com pandeiros, * / entoai seu louvor com tambores! / – Elevai-lhe um salmo festivo, * / invocai o seu nome e exaltai-o!
– É o Senhor que põe fim às batalhas, * / o seu nome glorioso é “Senhor”! / – Cantemos louvores a Deus, * / novo hino ao Senhor entoemos!
– Vós sois grande, Senhor-Adonai, * / admirável, de força invencível! / – Toda a vossa criatura vos sirva, * / pois mandastes e tudo foi feito!
– Vosso sopro de vida enviastes, * / e eis que tudo passou a existir; / – não existe uma coisa ou pessoa, * / que resista à vossa palavra!
– Desde as bases, os montes se abalam, * / e as águas também estremecem; / – como cera, derretem-se as pedras * / diante da vossa presença.
– Mas aqueles que a vós obedecem * / junto a vós serão grandes em tudo.
Glória. Ant. 2. Vós sois grande, Senhor-Adonai, admirável, de força invencível!
Ant. 3. Gritai a Deus aclamações de alegria!
– Povos todos do universo, batei palmas, * / gritai a Deus aclamações de alegria! / – Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, * / o soberano que domina toda a terra.
– Os povos sujeitou ao nosso jugo * / e colocou muitas nações aos nossos pés. / – Foi ele que escolheu a nossa herança, * / a glória de Jacó, seu bem-amado.
– Por entre aclamações Deus se elevou, * / o Senhor subiu ao toque da trombeta. / – Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, * / salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
– Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, * / ao som da harpa acompanhai os seus louvores! / – Deus reina sobre todas as nações, * / está sentado no seu trono glorioso.
– Os chefes das nações se reuniram * / com o povo do Deus santo de Abraão, / – pois só Deus é realmente o Altíssimo, * / e os poderosos desta terra lhe pertencem!
Glória. Ant. 3. Gritai a Deus aclamações de alegria!
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo.
R. Os santos e os justos * Viverão eternamente. R. Os santos.
V. E a sua recompensa é o Senhor. * Viverão eternamente. Glória ao Pai. R. Os santos.
Ant. Felizes de vós, os perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos céus há de ser vosso!
Ant. Felizes de vós, os perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos céus há de ser vosso!
Irmãos, celebremos nosso Salvador, a Testemunha fiel, nos mártires que deram a vida pela palavra de Deus; e digamos:
R. Com vosso sangue nos remistes, Senhor!
Por intercessão de vossos mártires que abraçaram livremente a morte para testemunharem a sua fé, dai-nos, Senhor, a verdadeira liberdade de espírito. – R.
Por intercessão de vossos mártires, que proclamaram a fé, derramando o próprio sangue, dai-nos, Senhor, pureza e constância na fé. – R.
Por intercessão de vossos mártires que, carregando a cruz, seguiram vossos passos, dai-nos, Senhor, suportar com coragem as dificuldades da vida. – R.
Por intercessão de vossos mártires, que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, dai-nos, Senhor, vencer todas as ciladas da carne e do mundo. – R.
Senhor, que a vossa palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar