Santo Inácio de Loiola, presbítero
Nosso canto celebre a Inácio, / de um exército de heróis comandante, / general que os soldados anima / com palavras e atos, constante.
O amor de Jesus, Cristo Rei, / sobre ele obteve vitória. / Depois disso, a sua alegria / foi buscar para Deus maior glória.
Ele aos seus companheiros reunido / num exército aguerrido e valente, / os direitos de Cristo defende / e dissipa as trevas da mente.
Pelo Espírito Santo inspirado / este grande e prudente doutor, / discernindo os caminhos do Reino, / salvação para o mundo indicou.
Desejando que a Igreja estendesse / os seus ramos a muitas nações, / aos rincões mais distantes da terra / os seus sócios envia às missões.
Seja a glória e louvor à Trindade, / que nos dê imitarmos também / seu exemplo, buscando valentes, / maior glória de Deus sempre. Amém.
Ant. 1. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.
– Piedade, Senhor, piedade, * / pois em vós se abriga a minh’alma! / – De vossas asas, à sombra, me achego, * / até que passe a tormenta, Senhor!
– Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, * / a este Deus que me dá todo o bem. / = Que me envie do céu sua ajuda † / e confunda os meus opressores! * / Deus me envie sua graça e verdade!
– Eu me encontro em meio a leões, * / que, famintos, devoram os homens; / – os seus dentes são lanças e flechas, * / suas línguas, espadas cortantes.
– Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * / vossa glória refulja na terra!
– Prepararam um laço a meus pés, * / e assim oprimiram minh’alma; / – uma cova me abriram à frente, * / mas na cova acabaram caindo.
– Meu coração está pronto, meu Deus, * / está pronto o meu coração! / – Vou cantar e tocar para vós: * / desperta, minh’alma, desperta! / – Despertem a harpa e a lira, * / eu irei acordar a aurora!
– Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * / dar-vos graças, por entre as nações! / – Vosso amor é mais alto que os céus, * / mais que as nuvens a vossa verdade!
– Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * / vossa glória refulja na terra!
Glória. Ant. 1. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.
Ant. 2. O meu povo há de fartar-se de meus bens.
– Ouvi, nações, a palavra do Senhor * / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / – “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, * / e o guardará qual pastor a seu rebanho!”
– Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó * / e o libertou do poder do prepotente. / = Voltarão para o monte de Sião, † / entre brados e cantos de alegria * / afluirão para as bênçãos do Senhor:
– para o trigo, o vinho novo e o azeite; * / para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas. / – Terão a alma qual jardim bem irrigado, * / de sede e fome nunca mais hão de sofrer.
– Então a virgem dançará alegremente, * / também o jovem e o velho exultarão; / – mudarei em alegria o seu luto, * / serei consolo e conforto após a pena. / – Saciarei os sacerdotes de delícias, * / e meu povo há de fartar-se de meus bens!
Glória. Ant. 2. O meu povo há de fartar-se de meus bens.
Ant. 3. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. †
– Grande é o Senhor e muito digno de louvores * / na cidade onde ele mora; / – † seu monte santo, esta colina encantadora * / é a alegria do universo.
– Monte Sião, no extremo norte situado, * / és a mansão do grande Rei! / – Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * / um refúgio poderoso.
– Pois eis que os reis da terra se aliaram, * / e todos juntos avançaram; / – mal a viram, de pavor estremeceram, * / debandaram perturbados.
– Como as dores da mulher sofrendo parto, * / uma angústia os invadiu, / – semelhante ao vento leste impetuoso, * / que despedaça as naus de Társis.
– Como ouvimos dos antigos, contemplamos: * / Deus habita esta cidade, / – a cidade do Senhor onipotente, * / que ele a guarde eternamente!
– Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade * / em meio ao vosso templo; / – com vosso nome vai também vosso louvor * / aos confins de toda a terra.
– Vossa direita está repleta de justiça, * / exulte o monte de Sião! / – Alegrem-se as cidades de Judá * / com os vossos julgamentos!
– Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor * / e contai as suas torres; / – observai com atenção suas muralhas, * / visitai os seus palácios,
– para contar às gerações que hão de vir * / como é grande o nosso Deus! / – O nosso Deus é desde sempre e para sempre: * / será ele o nosso guia!
Glória. Ant. 3. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. †
Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e, considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis enganar por qualquer espécie de doutrina estranha.
R. Colocastes sentinelas * Vigiando vosso povo. R. Colocastes.
V. Anunciam, dia e noite, vosso nome, ó Senhor. * Vigiando vosso povo. Glória ao Pai. R. Colocastes.
Ant. Oxalá eu possa ter uma profunda experiência do Senhor e do poder de sua ressurreição, e associar-me à sua Paixão.
Ant. Oxalá eu possa ter uma profunda experiência do Senhor e do poder de sua ressurreição, e associar-me à sua Paixão.
Agradeçamos a Cristo, o bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas; e lhe peçamos:
R. Apascentai, Senhor, o vosso rebanho!
Cristo, quisestes mostrar vosso amor e misericórdia nos santos pastores; por meio deles, sede sempre misericordioso para conosco. – R.
Através dos vossos representantes na terra, continuais a ser o Pastor das nossas almas; não vos canseis de nos dirigir por intermédio de nossos pastores. – R.
Em vossos santos, que guiam os povos, sois o médico dos corpos e das almas; não cesseis de exercer para conosco o ministério da vida e da santidade. – R.
Pela sabedoria e caridade dos santos, instruístes o vosso rebanho; guiados pelos nossos pastores, fazei-nos crescer na santidade. – R.
Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loiola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar