(III Semana do Saltério)
São Justino, mártir
Ó mártir de Deus, que seguindo / o Filho divino, com amor, / venceste o poder inimigo / e gozas no céu, vencedor:
Na graça da tua oração, / das culpas apaga o sinal, / afasta o desgosto da vida, / afasta o contágio do mal.
Desfeitos os laços do corpo, / triunfas com Cristo nos céus: / Dos laços do mundo nos livra / por causa do Filho de Deus.
Louvor a Deus Pai com o Filho, / e ao Sopro de vida também. / Os Três, com coroa de glória, / no céu te cingiram. Amém.
Ant. 1. As nações que criastes virão adorar vosso nome. Aleluia.
– Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * / escutai, pois sou pobre e infeliz! / = Protegei-me, que sou vosso amigo, † / e salvai vosso servo, meu Deus, * / que espera e confia em vós!
– Piedade de mim, ó Senhor, * / porque clamo por vós todo o dia! / – Animai e alegrai vosso servo, * / pois a vós eu elevo a minh’alma.
– Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * / sois perdão para quem vos invoca. / – Escutai, ó Senhor, minha prece, * / o lamento da minha oração!
– No meu dia de angústia eu vos chamo, * / porque sei que me haveis de escutar. / – Não existe entre os deuses nenhum * / que convosco se possa igualar; / – não existe outra obra no mundo * / comparável às vossas, Senhor!
– As nações que criastes virão * / adorar e louvar vosso nome. / – Sois tão grande e fazeis maravilhas: * / vós somente sois Deus e Senhor!
– Ensinai-me os vossos caminhos, * / e na vossa verdade andarei; / – meu coração orientai para vós: * / que respeite, Senhor, vosso nome!
– Dou-vos graças com toda a minh’alma, * / sem cessar louvarei vosso nome! / – Vosso amor para mim foi imenso: * / retirai-me do abismo da morte!
= Contra mim se levantam soberbos, † / e malvados me querem matar; * / não vos levam em conta, Senhor!
– Vós, porém, sois clemente e fiel, * / sois amor, paciência e perdão. / = Tende pena e olhai para mim! † / Confirmai com vigor vosso servo, * / de vossa serva o filho salvai.
– Concedei-me um sinal que me prove * / a verdade do vosso amor. / – O inimigo humilhado verá * / que me destes ajuda e consolo.
Glória. Ant. 1. As nações que criastes virão adorar vosso nome. Aleluia.
Ant. 2. Os nossos olhos verão o Cristo, Rei glorioso. Aleluia.
– Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! * / Vós que estais perto, conhecei o meu poder! / – Os pecadores em Sião se apavoraram, * / e abateu-se sobre os ímpios o terror: / – “Quem ficará junto do fogo que devora? * / Ou quem de vós suportará a eterna chama?”
– É aquele que caminha na justiça, * / diz a verdade e não engana o semelhante; / – o que despreza um benefício extorquido * / e recusa um presente que suborna; / – o que fecha o seu ouvido à voz do crime * / e cerra os olhos para o mal não contemplar.
– Esse homem morará sobre as alturas, * / e seu refúgio há de ser a rocha firme. / – O seu pão não haverá de lhe faltar, * / e a água lhe será assegurada.
Glória. Ant. 2. Os nossos olhos verão o Cristo, Rei glorioso. Aleluia.
Ant. 3. Todo homem há de ver a salvação de nosso Deus. Aleluia.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / porque ele fez prodígios! / – Sua mão e o seu braço forte e santo * / alcançaram-lhe a vitória.
– O Senhor fez conhecer a salvação, * / e às nações, sua justiça; / – recordou o seu amor sempre fiel * / pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram * / a salvação do nosso Deus. / – Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * / alegrai-vos e exultai!
– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa * / e da cítara suave! / – Aclamai, com os clarins e as trombetas, * / ao Senhor, o nosso Rei!
– Aplauda o mar com todo ser que nele vive, * / o mundo inteiro e toda gente! / – As montanhas e os rios batam palmas * / e exultem de alegria,
– na presença do Senhor, pois ele vem, * / vem julgar a terra inteira. / – Julgará o universo com justiça * / e as nações com equidade.
Glória. Ant. 3. Todo homem há de ver a salvação de nosso Deus. Aleluia.
Isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois, todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
R. Uma eterna alegria coroará sua cabeça, * Aleluia, Aleluia. R. Uma eterna.
V. Alegria a regozijo eles hão de alcançar. * Aleluia, Aleluia. Glória ao Pai. R. Uma eterna.
Ant. Em toda a nossa oferenda, damos louvor ao Criador por seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Divino. Aleluia.
Ant. Em toda a nossa oferenda, damos louvor ao Criador por seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Divino. Aleluia.
Irmãos, celebremos nosso Salvador, a Testemunha fiel, nos mártires que deram a vida pela palavra de Deus; e digamos:
R. Com vosso sangue nos remistes, Senhor!
Por intercessão de vossos mártires que abraçaram livremente a morte para testemunharem a sua fé, dai-nos, Senhor, a verdadeira liberdade de espírito. – R.
Por intercessão de vossos mártires, que proclamaram a fé, derramando o próprio sangue, dai-nos, Senhor, pureza e constância na fé. – R.
Por intercessão de vossos mártires que, carregando a cruz, seguiram vossos passos, dai-nos, Senhor, suportar com coragem as dificuldades da vida. – R.
Por intercessão de vossos mártires, que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, dai-nos, Senhor, vencer todas as ciladas da carne e do mundo. – R.
Ó Deus, que destes ao mártir São Justino um profundo conhecimento de Cristo pela loucura da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, repelir os erros que nos cercam e permanecer firmes na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar