Dicas de leitura: São Tarcísio, o mártir da Eucaristia | Paulus Editora

Notícias

11/08/2021

Dicas de leitura: São Tarcísio, o mártir da Eucaristia

Por Imprensa

No próximo dia 15 de agosto, a Igreja celebra o Dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, acólitos, cerimoniários e Ministros da Sagrada Comunhão. A história desse jovem mártir teria ocorrido por volta do século III. São Tarcísio, mártir da Igreja dos primeiros séculos, ficou conhecido por testemunhar com sua própria vida o amor a Jesus Eucarístico.

Com apenas 12 anos de idade, ele foi vítima do imperador Valeriano, em Roma, Itália. O menino era acólito do papa Xisto II, servia ao altar com amor e acompanhava o papa em diversas celebrações. De acordo com os registros, durante os duros anos de perseguição que a Igreja sofria em Roma, os cristãos eram presos, torturados e condenados a morrer pelo martírio.

Nas prisões, muitos desejavam receber a Sagrada Eucaristia, como um último conforto para alma. Entretanto, era quase impossível entrar nas prisões para levar a Santa Eucaristia. Segundo os relatos da biografia de São Tarcísio, em uma das tentativas em chegar até os cristãos, os diáconos Felicíssimo e Agapito foram identificados e foram brutalmente assassinados.

Na ocasião, o papa Xisto II ainda insistia em atender os apelos dos prisioneiros cristãos, mas não sabia como executar tão sublime e, ao mesmo tempo, difícil missão que colocava em risco a vida de quem ousava entrar nas prisões. A história conta que Tarcísio pediu ao papa para que o deixasse tentar e, encarregou-se de cuidar das hóstias sagradas. Assim, o papa embora muito comovido com a coragem do menino, deu a bênção a Tarcísio e, entregou-lhe uma caixinha de prata com as hóstias, permitindo que o jovem partisse.

Mas o pequeno não conseguiu chegar ao seu destino, no caminho foi identificado como cristão e, como se recusou a dizer e entregar o que carregava, foi preso e apedrejado até a morte. Diante dos pagãos, ele teria resistido e protegido a Eucaristia em seu peito. A tradição da Igreja conta que depois de morto, o revistaram e nada teria sido encontrado. Após a sua morte, o corpo do menino foi recolhido e levado às catacumbas de São Calisto, onde foi sepultado. Tais informações teriam sido as únicas existentes sobre o mártir.  O papa Dâmaso mandou colocar na sua sepultura uma inscrição com a data de sua morte: 15 de agosto de 257. Para celebrar a data, a PAULUS reuniu alguns títulos para rezar com São Tarcísio e que visam auxiliar na formação de coroinhas, acólitos e cerimoniários. Confira!

Novena São Tarcísio

 

“Diante dos nossos olhos temos o exemplo dos Santos, que encontraram na Eucaristia o alimento para o seu caminho de perfeição. Quantas vezes se comoveram até às lágrimas na experiência de tão grande mistério e viveram horas indescritíveis de alegria ‘esponsal’ diante do Sacramento do Altar. Que a Igreja, sustentada por Maria, encontre novo impulso para a sua missão e reconheça cada vez mais na Eucaristia a fonte e o apogeu de toda a sua vida.” –  Papa São João Paulo II. Saiba mais!

 

A Missa: subsídio para coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais fiéis celebrantes

Este livro, composto de dois grandes capítulos – Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística traz orientações sobre quatro aspectos de cada parte da missa, a saber: aspectos históricos, aspectos litúrgico-teológicos, posição corporal da ação ritual e aspectos práticos para coroinhas, acólitos e cerimoniários. A obra escrita por Edson Adolfo Deretti é um material de formação, voltado especialmente para coordenadores e catequistas, mas também aos demais membros das equipes de liturgia e a quem interessar conhecer e entender melhor a celebração eucarística, a fim de melhor celebrá-la. Saiba mais!

 

O ano litúrgico e suas principais celebrações: subsídio para coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais fiéis celebrantes

 

 

 

Este livro pretende oferecer aos seus leitores, entre coroinhas, acólitos, cerimoniários e todos os fiéis celebrantes, uma síntese fundamentada sobre os assuntos essenciais para, enquanto leigos e leigas, celebrarem os santos mistérios, ao longo de todo o ano litúrgico. Saiba mais!

Encontros de aprofundamento para coroinhas e acólitos 

 

 

 

A partir do Concílio Vaticano II, as celebrações litúrgicas em nossas comunidades passaram a ser mais participativas. Um dos ganhos dessa abertura conciliar foi o fortalecimento dos ministérios de coroinhas e acólitos. Foi pensando justamente no aprofundamento da formação desses coroinhas e acólitos que este livro foi elaborado, para ajudá-los a viver com mais intensidade não somente enquanto coroinhas ou acólitos, mas, principalmente, enquanto cristãos chamados à santidade. Saiba mais!

 

As Celebrações Explicadas aos Coroinhas e Acólitos: Pequeno Manual de Liturgia Prática 

Este subsídio, além de rico em indicações práticas para coroinhas e acólitos exercerem bem seus respectivos ministérios nas mais diversas celebrações em nossas comunidades, também oferece uma fundamentação litúrgico-teológica dos sacramentos e de outras celebrações. É certo que aos coroinhas e acólitos não é suficiente, no exercício de seus ministérios, saber executar uma ação ritual. Como membros participantes das assembleias litúrgicas, antes de tudo são convidados a participar ativa e conscientemente das celebrações. Por isso, este subsídio privilegia tanto os aspectos litúrgico-teológicos dos sacramentos e celebrações como seus aspectos práticos. Saiba mais!