O venerável Carlo Acutis – exemplo de fé para os jovens e cristãos do mundo inteiro | Paulus Editora

Notícias

07/10/2020

O venerável Carlo Acutis – exemplo de fé para os jovens e cristãos do mundo inteiro

Por Imprensa

“Encontra Deus e encontrarás o sentido da tua vida”.

No próximo sábado, dia 10 de outubro, na cidade de Assis, na Itália, a Igreja celebrará a beatificação do venerável Carlo Acutis, um jovem cristão apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Segundo padre Ricardo Figueiredo autor da obra “Não eu, mais Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”, lançada pela PAULUS Editora, esse profundo amor e devoção que Carlo sentia por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria, o auxiliou a não temer a morte. O jovem nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991 e, faleceu aos 15 anos de idade, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia.

O jovem será beatificado, após o reconhecimento de um milagre que ocorreu em uma Igreja de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Carlo Acutis ficou conhecido como “padroeiro da internet e ciberapóstolo da Eucaristia”, por sua dedicação nas obras de evangelização. Nos meios digitais ele divulgava os milagres eucarísticos, ocorridos em diversos lugares do mundo. Neste caminho rumo à beatificação, o vaticano reconheceu o milagre que foi realizado pela intercessão de Carlo Acutis: A cura de um menino de três anos de idade, portador de uma doença rara no pâncreas. Levado para a basílica superior de São Francisco, em Assis, o corpo do jovem italiano foi exposto ao público e, sua cerimônia de beatificação ocorrerá às 16h, na Basílica papal de São Francisco.

No livro “Não eu, mais Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis”, o autor português padre Ricardo Figueiredo, narra de maneira minuciosa as etapas da vida do venerável Carlo Acutis. A obra inicia com o tema “Viver para o fim”, segundo o autor, uma biografia normal começa por contar a história a partir do início: “Creio que no caso de uma vida santa se deve começar pelo fim. Começamos pelo fim porque a proposta mais radical da vida cristã é viver a partir do fim. É como Jesus: Viver a partir da ressurreição”, afirma padre Ricardo. Nesta perspectiva, o autor narra o descobrimento da doença e como Carlo Acutis a encarou com os olhos da fé e, ofereceu a sua dor pelo Papa e pela Igreja.

Neste livro, estão registrados os traços marcantes de um jovem que se dedicava a oração, a evangelização, a intimidade com Deus e, as atividades normais de sua juventude. De acordo com padre Ricardo, o grande apostolado do jovem era o seu testemunho de fé e alegria em Jesus Cristo. Nas páginas deste livro é possível observar como Carlo era exigente na vida da fé e como se tornou exemplo de santidade para os jovens do mundo inteiro.

Ricardo Figueiredo nasceu em 1990, em Sintra (Portugal). Sacerdote desde 2015, exerceu seus dois primeiros anos de ministério nas paróquias de Peniche, Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei (Portugal), onde conviveu com muitos jovens. Recentemente foi nomeado pároco das paróquias do concelho de Óbidos. Também escreveu a obra Um santo surfista: o servo de Deus Guido Schaffer.

SAIBA MAIS!