O Domingo
23 de setembro: 25º domingo comum

SERVIR É PRIVILÉGIO

O vírus da ambição com muita frequência nos contagia. Mandar nos outros, dominar as pessoas, ser servidos e reverenciados, ditar todas as leis: parecem ser essas as aspirações supremas em nossas comunidades.
É muito difícil alguém aceitar ser o “último”, ou admitir ser o “menor”, ou tolerar ser o “servo de todos”. Cada um galopa, com a lança em punho, para a conquista do primeiro lugar. Lugar que deveria ser de Deus, mas é opinião corrente que ele o deixou vago, por não querer competir conosco.
Não deveria ser essa, porém, a lógica a vigorar no seio das comunidades cristãs. Nelas, uma só ambição deveria ser tolerada: servir a todos. Uma só preocupação deveria habitar os corações: implantar o reino de Deus. Uma só primazia deveria ser desejada: cada um ser o primeiro em amar e perdoar.
A velha lógica do poder e da dominação, da imposição de si mesmo como objeto de adoração, a nada leva e nada empresta a este mundo decadente. Aliás, é justamente tal lógica a mãe funesta de toda desunião e discórdia, de todas as paixões e ambições, de todas as guerras e conflitos a infernizar nossa vida e prejudicar nossa caminhada.
É assim que, segundo são Tiago, acabamos sendo ludibriados pela nossa própria estultícia e pela falta daquela “sabedoria que vem do alto”. De modo que cobiçamos, mas nada possuímos. Matamos, mas nada resolvemos. Invejamos, mas não enriquecemos. Pedimos a Deus, mas nada recebemos, uma vez que pedimos com más intenções.
Seremos Igreja de Cristo só quando substituirmos a lógica do primeiro lugar pela lógica do último. A lógica do domínio pela lógica do serviço. A lógica da posse pela lógica da gratuidade. A lógica do egoísmo pela lógica do amor.

Pe. Virgílio, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar