Obra de Celso Antunes sugere respostas educativas para as crianças | Paulus Editora

Releases

08/03/2016

Obra de Celso Antunes sugere respostas educativas para as crianças

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Aquela idade… em que tudo se quer saber
Autor: Celso Antunes
Coleção: Apoio Pedagógico
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168
Área de interesse: Educação

Um livro de respostas práticas e objetivas para educar com sabedoria

Escrita pelo educador Celso Antunes, a obra Aquela idade… em que tudo se quer saber sugere 70 respostas corretas e educativas para as perguntas inusitadas que as crianças de até cinco ou seis anos habitualmente fazem aos adultos – que, em sua maioria, se veem limitados e sem respostas para lidar com algumas questões inusitadas. A novidade editorial é parte da coleção Apoio pedagógico e traz aos educadores do lar e da escola uma nova forma de lidar com os pequenos.

De acordo com o autor, o livro abrange toda a pluralidade e toda a diversidade da imaginação da criança, que muitas vezes se materializa nas perguntas que ela faz. Para ele, uma mesma resposta sugerida pode e deve, com limitações, se estender para outras questões que não foram sugeridas na obra.

Celso Antunes destaca a relativamente recente “descoberta da infância”, sugerindo, propondo e ilustrando como uma boa resposta sacia a curiosidade e, ao mesmo tempo, mostra a realidade em uma linguagem compreensível para a criança, com a apresentação de exemplos que marcam e educam.

Neste contexto, o autor ainda lembra que as conversas sobre os mais variados assuntos da realidade devem se instituir como práticas rotineiras. Todas as crianças do mundo, em qualquer ambiente ou classe social, precisam se sentir livres e dispostas para perguntar. Os adultos, por sua vez, devem agir com extrema doçura, ternura para ouvir e, com paciência, buscar responder. O texto é uma oportunidade para, no lar e na escola, conversar com os pequenos e ensinar com correção e eficiência.

Celso Antunes é autor de mais de uma centena de obras sobre temas educacionais. Enfatizando sempre como é possível transformar teorias em práticas, jamais se afasta do realismo desafiador do essencial diálogo entre a criança e seus educadores. Seus livros, publicados por destacadas editoras brasileiras e traduzidas na América Latina, América do Norte e Europa, constituem uma preciosa referência sobre como educar com afeto, conversando sobre temas que as crianças sempre cobram dos adultos e descobrindo a verdade com linguagem e exemplo que elas compreendem e assimilam.