O Domingo – Palavra
18 de outubro: 29º Domingo do Tempo Comum

MISSÃO É SERVIR

A missão é obra de Deus. Em Jesus Cristo, temos o exemplo daquilo que o Pai gostaria de ver em seus filhos, filhas e discípulos. Amar os pequenos e pobres, ajudar a erguer os caídos, gastar a vida em favor de outras vidas. O profeta Isaías nos fala: “Ele ofereceu sua vida como sacrifício para tirar os pecados…” (Is 66,10). Aqui cabe a pergunta: o que oferecemos em troca de nossa vida?

Os discípulos Tiago e João pedem a Jesus honras. Eles querem assegurar glórias. Isso provoca a indignação dos companheiros. Jesus aproveita a ocasião para dar grande lição: “Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” (Mc 10,44). Jesus ensina que missão é serviço, entrega e doação. O mundo, ao contrário, favorece a aparência, o ter, o poder… Diante disso, somos provocados por Jesus a servir. É exatamente isso que destaca o tema da Campanha Missionária deste ano: “Missão é servir”.

O papa Francisco, em sua exortação apostólica A Alegria do Evangelho, retoma o Documento de Aparecida: “Na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais” (EG 10). O papa insiste ainda em uma Igreja “em saída”, com as portas abertas e despojada.

Somos todos chamados e marcados para viver a missão de “iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar e libertar” (EG 273).

Neste dia mundial das missões, somos convidados a servir e pôr nossa vida, nossas forças e recursos a serviço da vida de toda a humanidade. “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7). A nossa oferta em favor das missões em todo o mundo ameniza sofrimentos e ergue os caídos. Sejamos generosos! É a nossa oportunidade de expressar gratidão a Deus por tudo o que ele nos dá. Com isso, assumimos o nosso compromisso com a missão universal da Igreja. Onde há um necessitado, um ser humano que sofre, não devemos ficar indiferentes, sem fazer nada. O Senhor nos chama e nos envia. Ele está conosco!

Pe. Camilo Pauletti
Diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar