Paulo Freire e Dom Helder Camara em lançamento da PAULUS | Paulus Editora

Releases

09/02/2015

Paulo Freire e Dom Helder Camara em lançamento da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Fundamentos para uma educação libertadora
Autor: Martinho Condini
Coleção: Educação Superior
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 248

Obra do professor Martinho Condini apresenta
fundamentos para uma educação libertadora

A PAULUS Editora acaba de lançar Fundamentos para uma educação libertadora – Dom Helder Camara e Paulo Freire, escrito pelo professor Martinho Condini.

O livro apresenta Dom Helder Camara como educador, a partir do seu trabalho político-educacional, quando estava à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife (1964 – 1985), período que coincide com a ditadura militar no Brasil.

A premissa de apontar a relação existente entre Dom Helder e Paulo Freire também é considerada muito apropriada para o segmento da educação, pois ambos tiveram uma trajetória semelhante em diferentes setores: a construção de uma Igreja libertadora, assim como uma educação libertadora.

De acordo com a introdução da obra, Dom Helder e Paulo Freire trilharam dois caminhos, paralelos e complementares, num difícil e longo percurso de construção do reconhecimento à liberdade e à dignidade dos seres humanos. Esse percurso foi realizado com tal intensidade e consciência por esses dois protagonistas que a importância de suas obras extrapolou as fronteiras nacionais. Por isso, os dois foram aclamados internacionalmente.

Segundo o autor, também é importante sublinhar que Dom Helder e Paulo Freire abraçaram a causa dos pobres e dos que eram socialmente excluídos e também condenaram as injustiças e as desigualdades. Ambos foram acusados de subversivos e foram perseguidos durante o período do regime militar (1964- 1985). Tiveram uma vida pública de caráter inabalável, foram abnegados defensores dos direitos humanos, crentes na esperança e achavam possível transformar o mundo, marcado por desigualdades, a partir da conscientização e da solidariedade entre os homens.

Martinho Condini é graduado em Estudos Sociais e História, mestre pelo Programa de Ciências da Religião e doutor pelo Programa Educação. Currículo: ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor há 25 anos, lecionou na rede pública e privada do ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Atualmente leciona no ensino superior privado, ministra palestras e apresenta na rádio 9 de Julho de São Paulo o programa “Aumenta o volume que lá vem história”. Pela PAULUS, publicou os livros Dom Helder Camara: um modelo de esperança (2008) e Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo (2011), este em parceria com a sua esposa, Ilvana Bulla. Em 2013 lançou o DVD Educar para a liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire.