Maria mulher de Deus e dos pobres: Releitura dos dogmas marianos | Paulus Editora

Releases

03/05/2013

Maria mulher de Deus e dos pobres: Releitura dos dogmas marianos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Maria mulher de Deus e dos pobres — Releitura dos dogmas marianos
Autora: Clara Temporelli
Coleção: Temas Marianos
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 264
Área de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia 

Releitura dos dogmas marianos é assunto de obra da PAULUS

Para alguns, mais de dois mil anos de história ainda não foram suficientes para dissipar possíveis dúvidas e questionamentos que rondam a figura de Maria. Isso aumenta a quantidade de obras que versam sobre sua importância, tema este que vem se tornando, com o passar dos anos, cada vez mais diversificado.

Ao acreditarem que nem nas próprias Escrituras há referências suficientes a respeito dessa figura feminina fundamental de nosso Credo, os mais controversos observam que o leque de colocações feitas a respeito da temática mariana ganha certa complexidade. Essas e outras razões inspiraram a religiosa Clara Temporelli a redigir Maria, mulher de Deus e dos pobres — Releitura dos dogmas marianos, lançamento da PAULUS.

Para a autora, “no terreno mariano, concretamente, os dogmas têm sido não apenas estudados do ponto de vista histórico, como também criticamente revisados a fim de afastar sua contestação, superar a insuficiência de seus enunciados e enriquecê-los com novos aspectos a partir das aquisições bíblico-teológicas e das interpretações das ciências humanas”.

São cinco os capítulos desta obra, que recorrem tanto a citações extraídas da Sagrada Escritura quanto a trechos do Concílio Vaticano II para esclarecer o que os primeiros autores pensaram sobre Maria, como ela foi representada e acolhida nas primeiras tradições cristãs e sua repercussão nas comunidades cristãs, bem como as interpretações que decorreram de todas essas considerações.

Maria mulher de Deus e dos pobres — Releitura dos dogmas marianos pertence à coleção Temas Marianos, que reúne obras imprescindíveis para melhor compreensão do papel e da figura da mãe de Jesus na história da salvação. A obra procura resgatar a mariologia por meio de uma releitura dogmática, cujo ponto de partida reside no interesse teológico de aprofundar a compreensão de Maria a partir da fé da Igreja.

Clara Temporelli é religiosa argentina da Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora. Professora de Psicologia e doutora em Teologia pela Faculdade de Teologia de Catalunha, na Espanha. Atualmente é Provincial da Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora e professora de Mariologia do Curso a Distância do CEFyT de Córdoba, Espanha.